Conecte-se conosco

Economia

Cartão de crédito: É melhor fazer o pagamento mínimo ou parcelar a fatura?

No caso do pagamento mínimo, as altas taxas de juros devem ser analisadas e consideradas.

Publicado

em

Cartões de crédito

Problemas financeiros, despesas não planejadas, desemprego… essas são algumas situações que podem levar uma pessoa a não fazer o pagamento completo da fatura. Nesse sentido, é válido questionar: é melhor pagar a taxa mínima ou fazer o parcelamento?

No caso do pagamento mínimo, o consumidor paga até 15% do valor e deixa o restante para o próximo mês. O resultado é catastrófico no que diz respeito aos juros, que vão dobrar e incidir sobre outras taxas, o conhecido “juros sobre juros”.

No parcelamento da fatura, por outro lado, é possível dividir o valor total em parcelas iguais. Dependendo da instituição financeira, é permitido parcelar em até 24 vezes. Assim, essa opção acaba sendo melhor, visto que os juros são mais reduzidos. 

No entanto, com as novas leis dos cartões de crédito, cada instituição vai determinar sua própria porcentagem para pagamento mínimo da fatura. Além disso, a nova legislação também determina que as tarifas de juros rotativos sejam as mesmas tanto para quem faz pagamento mínimo quanto para quem não paga nenhum valor. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS