Saúde
NUNCA misture água sanitária com estes produtos; saiba o motivo
Receitas caseiras que indicam a mistura de produtos de limpeza podem causar desde alergia nos olhos até explosões. Entenda.
É possível achar na internet algumas receitas caseiras que indicam a mistura de diferentes produtos de limpeza, mas isso pode causar malefícios à saúde. Para entender melhor, vale lembrar um conceito básico da química.
Um átomo sozinho é apenas um átomo, mas quando se juntam dois ou mais deles, se forma uma molécula. Conforme outros átomos integram essa molécula, ela vai ganhando uma nova configuração, transformando-se, assim, em algo novo.
Os produtos de limpeza são produzidos a partir de fórmulas químicas que possuem a eficiência de desinfetar os ambientes e eliminar as bactérias e os vírus. Quando um produto é misturado com o outro, novas moléculas são adicionadas à fórmula química original.
A consequência dessa transformação na fórmula química pode causar malefícios à saúde humana. Pode haver intoxicação respiratória, queimaduras e, nos casos mais intensos, até uma explosão.
A química Juliana Marra é presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), e explica que a desinformação sobre isso é um dos maiores problemas. Os mitos fazem os consumidores produzirem essas “receitas caseiras”, acreditando que o produto será mais eficiente.
A profissional alerta que os produtos de limpeza são registrados na Anvisa justamente porque podem apresentar esses riscos. Portanto, o consumidor deve sempre ler os rótulos e seguir as recomendações do fabricante.
Diante da crise sanitária causada pela pandemia, o medo do vírus levou ainda mais pessoas a misturarem produtos de limpeza com o objetivo de eliminá-los. Um dos produtos mais perigosos de se usar numa receita caseira é a água sanitária.
Quando, por exemplo, a água sanitária é misturada com álcool em gel, os dois componentes se tornam ineficientes. Essa mistura resulta na formação do clorofórmio, que por sua toxicidade pode causar irritação nos olhos. Além disso, o sistema nervoso e alguns órgãos vitais também podem ser afetados.
Alguns desinfetantes possuem o amoníaco em sua fórmula química. Quando essa substância é misturada com a água sanitária, pode causar danos ao sistema respiratório. Além disso, quando usada em grandes quantidades, além de tóxica, a substância também é explosiva.
Outra receita caseira de limpeza muito disseminada é a junção da água sanitária com o vinagre. Nessa mistura, o gás cloro pode ser ativado, causando queimaduras, ardência nos olhos e dificuldade para respirar.
A mistura da água sanitária com detergente parece tão simples a ponto de não causar nenhum dano. Mas quando as duas substâncias se unem, também podem prejudicar a saúde humana.
Essas são apenas algumas misturas perigosas, mas a lista é extensa. O ideal é sempre ler o rótulo e seguir todas as recomendações do fabricante para que não ocorra nenhum acidente.

-
Tecnologia13 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia10 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo21 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?