O gás de cozinha é um tipo de combustível utilizado como fonte de calor para cozinhar alimentos. Devido ao aumento considerável do produto, o governo brasileiro criou um auxílio chamado Auxílio Gás, que tem como objetivo diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias carentes. Confira!
Benefício continuará em 2023
O primeiro pagamento do Auxílio Gás de 2023 será neste mês de fevereiro. A ordem para liberação do benefício é de acordo com o Número de Identificação Social (NIS). O valor do benefício é depositado junto com o Auxílio Brasil e será mantido com 100% do preço médio cobrado no botijão de 13 quilos, de acordo com os dados coletados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Pago de dois em dois meses, o benefício de fevereiro começará a ser pago no dia 13 para quem tem NIS de final 1. Se você deseja ter acesso ao benefício, é preciso se inscrever no CadÚnico e ter renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, R$ 651.
Famílias que tenham entre residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também possuem direito. Por regra, o Auxílio Gás deve ser concedido de preferência para as mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Como saber se tenho direito ao Auxílio Gás?
Verifique essas informação por meio do aplicativo do Auxílio Brasil, Caixa Tem, por meio do atendimento presencial em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone 111 ou 121.
Como receber o benefício?
O Cadastro Único é um sistema brasileiro que permite o registro de informações de pessoas e famílias de baixa renda para fins de identificação e seleção de programas sociais. Ele é a porta de entrada para recebimento de benefícios do governo, incluindo o Auxílio Gás.
Para se inscrever no Cadastro Único, é necessário ir a um posto de atendimento da Prefeitura ou do Ministério da Cidadania, onde serão coletadas as informações necessárias e feito o registro. Depois de cadastrado, as informações podem ser atualizadas a qualquer momento, especialmente quando houver mudanças na situação socioeconômica da pessoa ou da família.