Conecte-se conosco

Agronegócio

Cactos coloridos: saiba como cultivar e dar mais vida ao seu ambiente 

Listamos três lindas espécies para iniciar o seu cultivo e separamos alguns cuidados para você seguir e garantir que elas cresçam saudáveis.

Publicado

em

Por serem fáceis de plantar e cultivar, os cactos trazem uma legião de fãs. Além de trazer beleza, decorar o ambiente com plantas, como cactos coloridos, pode ser terapêutico. Pensando nisso, temos excelentes dicas para você cultivar essas espécies. 

Por sua beleza exótica, os cactos coloridos são muito usados como enfeites, principalmente para quem não tem muito espaço, pois crescem bem em vasos. Confira agora algumas espécies e os cuidados necessários para o plantio e cultivo.

Reprodução: Freepik

Cactos coloridos 

Com a popularização deles e adaptação descomplicada em ambientes distintos, a cada dia vemos novas espécies em diferentes tamanhos e formatos. Dessa forma, trouxemos três espécies populares de cactos coloridos para você cultivar, sendo eles gymnocalicium mihanovichii amarelo, gymnocalicium mihanovichii vermelho e gymnocalicium mihanovichii laranja.

Cuidados necessários

Primeiro, saiba que essas espécies não possuem clorofila. Então, sua sobrevivência depende de outra. Por esse motivo, geralmente, são enxertadas porque precisam de um hospedeiro para sobreviver.

Dessa forma, não exponha sua plantinha a pleno sol, porém, escolha um local claro para abrigá-la, afinal, a luz ajuda na fotossíntese e na floração. Desta forma, tanto o hospedeiro quanto a inquilina serão beneficiados. 

Quanto a rega, ela deve ser feita uma vez por semana ou quando o solo estiver seco. Além disso, o substrato precisa ser dedicado ao cacto, e os vasos precisam de drenagem eficaz para evitar que as raízes da planta apodreçam.

Como propagar cactos coloridos

Através do enxerto, é possível propagar os cactos coloridos, basta fazer um corte no meio do cacto que será o receptor. A espécie colorida também deve receber um corte para retirar a flor ou a muda que será enxertada. 

Lembre-se que, antes de fazer os cortes, é necessário esterilizar o instrumento usado com álcool, para não correr o risco de contaminar sua planta e adoece-la. Depois de realizar os cortes, ajuste as plantas e prenda com elástico, fazendo com que os cortes das duas plantas fiquem em contato.

Feito todo o procedimento, mantenha os cuidados diários e logo você terá plantinhas lindas e floridas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS