Agronegócio
Descubra qual a cebola ideal para cada tipo de receita culinária
A cebola pode ser usada em diversas receitas culinárias, tais como sopas, ensopados, saladas, refogados, molhos, carnes, pizzas, entre outros.
A cebola é uma hortaliça cultivada em todo o mundo como um alimento básico. Ela é utilizada como ingrediente em muitas receitas culinárias devido ao seu sabor adocicado e aroma forte, sendo inclusive estrela de muitos pratos.
Além de ser uma fonte de sabor, o alimento também é rico em nutrientes, incluindo vitaminas C e B6, ferro e fibras. Outra vantagem é que ela está amplamente disponível por um preço acessível, o que a torna uma escolha popular para muitas famílias.
Ela pode ser usada em uma ampla variedade de receitas culinárias, tais como sopas, ensopados, saladas, refogados, molhos, carnes, pizzas, entre outros. Também pode ser consumida crua ou cozida, ficando com sabor mais adocicado ou ligeiramente picante.
Para além da cozinha, o ingrediente é conhecido por suas propriedades medicinais, incluindo o fato de ser rico em antioxidantes e ajudar a combater doenças e infecções.
Uso da cebola
Existem diferentes tipos de cebola, sendo as variedades roxa e branca as mais comuns. A seguir, confira as características de cada uma delas e saiba com o que elas combinam.
Cebolas brancas
As cebolas brancas são muito utilizadas em pratos comuns do dia a dia. Elas são ideais para cozinhar como base para sopas e molhos, ou para acrescentar em sanduíches e saladas. Com uma camada exterior branca, são leves, macias e de sabor doce e ligeiramente picante, mas menos intenso do que outras variedades.
Cebolas roxas
Esse tipo tem sabor mais forte e picante. Também são mais firmes do que as brancas e possuem uma textura crocante, o que as torna uma boa escolha para receitas cruas, como salada ou sanduíches. Elas também são ótimas para grelhar ou assar, pois mantêm sua forma e adicionam cor e sabor aos pratos.
A cebola roxa é melhor do que a branca?
Ambos os tipos têm características e propriedades distintas, o que as torna ideais para diferentes aplicações culinárias. O tipo certo de cebola a ser usado depende do gosto pessoal e da receita. Se você procura um sabor suave e doce, a branca é a melhor opção. Já se procura um sabor mais forte e picante, a roxa é a escolha certa.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas21 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Tecnologia5 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate