Conecte-se conosco

Bancos

Cartões de crédito podem passar a ter teto de juros! Entenda o porquê

Projeto de Lei foi criado para que os juros dos cartões de crédito sejam limitados, que vai beneficiar milhões de brasileiros endividados.

Publicado

em

Em 2022, o Brasil chegou a quase 80% de pessoas endividadas, dado que preocupa muito. Entre os principais motivos das dívidas, estão as compras com o cartão de crédito, que muitas vezes vira uma bola de neve muito difícil de conter.

Isso porque os juros cobrados por atraso ou não pagamento possuem taxas muito altas, e basta um ou dois meses sem pagar para que muitos brasileiros comecem a afundar em dívidas.

Diante disso, o deputado Elmar Nascimento criou um projeto para criar um teto de juros para o cartão de crédito, para que a população endividada ou inadimplente consiga se reerguer.

Junto a isso, um novo programa de renegociação de dívidas deve ser lançado pelo governo, que planeja melhorar as chances de aprovação do teto de juros. As chances do projeto ser aprovada é grande, já que Nascimento conta com o apoio de Arthur Lira, presidente da câmara, e da bancada do governo Lula.

A ideia é fazer o mesmo que foi feito em 2020 com o cheque especial, limitar os juros a 8% ao mês. Dessa forma, fica mais justo aos consumidores, que conseguirão fazer o pagamento de suas dívidas sem juros abusivos.

Já o programa de renegociação deve se chamar ReFamília, similar ao Desenrola. Serão beneficiadas por ele as famílias que recebem até R$ 5 mil mensais, que terão créditos liberados para pagamento da dívida.

Os bancos que trabalharão com esta modalidade é a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Nordeste (BNB). Para liberação deste crédito, os juros serão mais baixos que as modalidades comuns e ainda converterá diversas dívidas paradas.

Isso pode fazer com que a economia gire, já que a população endividada terá parcelas menores para quitar, além dos juros facilitados para se livrar desse povo. Melhor ainda para quem está inadimplente, já que haverá uma nova concessão de crédito e oportunidades no mercado.

Como já voltaram do recesso, deputados e senadores já podem dar atenção, e se correr conforme a expectativa do criador da proposta, em breve, deve ser aprovada.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS