Conecte-se conosco

Agronegócio

Quebra-pedra: conheça a planta medicinal e saiba como cultivar

Além das inúmeras vantagens do seu consumo, a quebra-pedra pode ser cultivada de forma simples e muito fácil. Veja!

Publicado

em

A quebra-pedra (Phyllantus niruri) é uma herbácea pequena, de caule fino, ramoso e ereto. Produz folhas miúdas e flores anãs na cor verde-amarelada, solitárias e dispostas na parte inferior dos ramos. Já os frutos são verdes, bem pequeninos. Essa erva apresenta uma extrema capacidade de adaptação, podendo suportar locais muito adversos, na maioria das vezes com baixo nível de umidade e nutrientes.

Além disso, é comum a planta se alastrar nas rachaduras e frestas dos muros e calçadas, e, justamente por essa característica e também por ser eficaz na eliminação de cálculos renais, que surgiu o nome popular “quebra-pedra”.

A medicina popular brasileira, inclusive, utiliza esta planta, não só no tratamento de problemas relacionados ao aparelho urinário, mas também como auxiliar no combate a problemas estomacais, com possíveis aplicações no tratamento da Hepatite-B e até mesmo, câncer.

Sendo assim, por apresentar importantes funções e benefícios, você não perde em nada tendo um exemplar de quebra-pedra em casa. Por se tratar de uma planta rústica, aliás, seu cultivo é muito fácil. Quer aprender as principais dicas? Então, acompanhe!

Reprodução: Freepik

Cultivo e propagação

No Brasil, as espécies mais conhecidas e chamadas popularmente de quebra-pedra, arrebenta-pedra ou erva-pombinha têm sua propagação, em geral, feita por meio de sementes.

Solo

Essa planta não é muito exigente quanto ao tipo de solo, mas é recomendável que esta tenda mais para o arenoso do que para o argiloso. Para o cultivo em vasos, escolha um que apresente orifícios de drenagem e coloque pedriscos no fundo, antes de inserir o substrato.

Luminosidade

Ela se adapta melhor em locais à meia-sombra, sem muita luz solar direta.

Regas

A quebra-pedra não gosta de muita água. Assim, é importante regar apenas quando o solo estiver seco, sem exagerar, já que agua em excesso contribui para o apodrecimento das raízes.

Adubação

A planta responde bem à adubação orgânica. Por isso, é importante fazê-la periodicamente, para que sua verdinha se desenvolva forte e saudável.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS