Conecte-se conosco

Economia

IGP-M dispara 4,34% em setembro com preços subindo de forma generalizada, diz FGV

O IGP-M é referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis, por exemplo.

Publicado

em

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) disparou 4,34% em setembro, de 2,74% em agosto, impulsionado por uma alta generalizada nos preços, mostram dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta terça-feira.

Especialistas consultados pela Reuters esperavam avanço de 4,51% no mês. O IGP-M referenciado na correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis, por exemplo.

As Matérias-Primas Brutas atingiram salto de 10,23% em setembro, frente a 6,93% de agosto.

Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que indica a variação dos preços no atacado e é responsável por 60% do índice geral, registrou alta a 5,92% no mês, de 3,74% no mês passado.

“O índice de preços ao produtor segue influenciado pela alta de grandes commodities, como a soja em grão, que subiu 14,32% em setembro”, disse André Braz, coordenador de índices de preços.

Por sua vez, o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) subiu 1,15% no período, contra salto de 0,82% no mês anterior.

Responsável por 30% do índice geral, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,64% em setembro, de 0,48% em agosto.

O destaque no IPC foi o avanço de 1,73% no grupo Educação, Leitura e Recreação, depois de uma queda de 0,62% em agosto. Revertendo a queda de 3,57% registrada em agosto, as passagens aéreas tiveram alta de 23,74% em setembro.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS