Automobilística
Preço dos carros não para de subir: entenda o motivo desse fenômeno
Valor dos automóveis no Brasil continua subindo mesmo com queda nas vendas. Entenda porque os carros são tão caros no nosso país.
Em 2022, o Brasil vendeu menos automóveis do que em 2021, segundo dados recém divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), ainda assim, os valores dos carros não para de aumentar.
Os dados publicados pela instituição revelam que a retração nas vendas foi de 0,85%, o que significa que o Brasil vendeu 1.957.699 veículos (carros de passeio + comerciais leves) no ano passado.
Esse número não foi considerado negativo pelas montadoras, já que, em 2022, elas estavam enfrentando problemas como a falta de componentes para a produção de veículos e também a Guerra de Ucrânia que tronou o cenário econômico mundial muito mais instável.
Apesar da queda nas vendas, os preços dos veículos se mantiveram em alta, mesmo com o corte de impostos e com a ligeira melhora na economia nacional. Mas porque os automóveis são tão caros no Brasil? Veja abaixo alguns motivos que colaboram para a alta dos preços no cenário atual.
Evolução dos modelos
Sim, os veículos estão ficando cada vez melhores e, com a evolução da tecnologia existe a tendência de um aumento do preço.
Inclusive, muitos recursos passaram a ser obrigatórios por lei, como é o caso do airbag e do ABS, muito em breve controles de estabilidade e tração também devem passar a integrar a lista de itens obrigatórios para aumentar ainda mais a proteção dos passageiros.
Falta de peças
Além da evolução da tecnologia, outro problema envolvendo os componentes dos veículos também tem afetado o preço final: a falta de peças.
Isso porque a demanda por esse tipo de componente e por semicondutores cresceu muito recentemente, não só por conta da indústria automotiva, mas também por outras áreas, como a de informática, por exemplo, gerando escassez de peças.
Fatores externos
Algumas coisas que estão acontecendo no mundo influenciam – e muito – os preços dos veículos por aqui e um exemplo é a Guerra na Ucrânia.
Isso acontece porque essa região é uma grande produtora mundial de insumos, como é o caso dos semicondutores. Com os embargos econômicos, muitas matérias-primas que vinha de lá passam a ficar escassas, como é o caso também do petróleo.
Inflação
Não é nenhuma novidade que no Brasil tudo sempre está subindo e os automóveis não poderiam ficar de fora dessa onda inflacionária que vive por aqui.
Alta carga tributária
Por fim, um item que não poderia ficar de fora. Os impostos são grandes responsáveis por os veículos serem tão caros no Brasil em relação aos preços praticados no exterior.
Afinal, os tributos para veículos nacionais variam de 30% a 48,6%, enquanto os os importados são taxados com alíquotas entre 60,6% e 78,6%. Isso impacta fortemente no aumento do preços por aqui.
-
Tecnologia2 dias atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto
-
Tecnologia23 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Criptomoedas2 dias atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Finanças2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Economia1 dia atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Empresas1 dia atrás
Crise! Após decretarem falência, empresas de saúde fecham as portas
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Mesmo com o avanço da IA, estas 6 profissões vão pagar muito bem no futuro
-
Tecnologia2 dias atrás
Tecnologia de LED promete carregar dispositivos com luz solar