Conecte-se conosco

Bancos

Kaplan, do Fed, fala sobre as implicações da manutenção do juros perto de zero

Robert Kaplan disse que o Fed “deveria estar disposto a ser mais expansionista do que no passado”.

Publicado

em

O presidente do Federal Reserve de Dallas, Robert Kaplan, disse nesta terça-feira que o banco central norte-americano deveria deixar os juros em seu nível atual perto de zero até que a economia retome sua saúde plena, provavelmente até o final de 2022 ou em 2023.

Contudo, Fed deve trabalhar sua política monetária depois da crise do coronavírus, já que que a economia dos EUA deve mudar de formas imprevisíveis ao longo dos próximos anos, disse ele.

Explicando mais a fundo, Kaplan disse que o Fed “deveria estar disposto a ser mais expansionista do que no passado”, mas pode fazer isso mesmo com uma taxa de juros um pouco mais alta.

Incluindo a tomada excessiva de risco e distorções nos mercados financeiros, ele disse acreditar “que há custos reais de manter os juros em zero por um período prolongado”.

Entre os fatores que podem impactar o funcionamento da economia e a reação do Fed, Kaplan citou novas políticas tributárias, regulatórias ou comerciais, mudanças no papel do dólar como moeda de reserva mundial e potencial aceleração de interferências tecnológicas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS