Conecte-se conosco

Economia

13° salário: Entenda como funciona e garanta seus direitos para receber corretamente!

13° salário é direito de trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS. Conheça as regras para receber corretamente e evitar surpresas desagradáveis.

Publicado

em

Atenção, aposentado: INSS está liberando o 13º salário; veja quando receber

A maioria das pessoas desconhecem o que é o 13° salário e como ele funciona. Essa deficiência de informação pode gerar prejuízos a longo prazo, por isso, é importante saber mais sobre o assunto.

O 13° salário é um benefício destinado aos trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS. O valor a receber é calculado de acordo com o salário ou benefício mensal da pessoa. Se ela recebe R$ 1.500 por mês, ela terá direito ao equivalente ao seu salário de 13° salário.

No entanto, para quem está trabalhando a menos de 12 meses ou recebendo o benefício do INSS há menos de 12 meses, o valor do 13° salário será proporcional aos meses trabalhados ou recebidos de benefício durante o ano.

Além disso, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não deve adiantar o 13° salário para os segurados, contrariando o que aconteceu nos últimos três anos, devido à pandemia de Covid-19. Para isso, é necessário que o governo atual do presidente Lula (PT) emita um decreto oficial, alterando a programação de pagamentos prevista para começar em agosto.

Quanto à antecipação, quem trabalha sob o regime CLT, pode receber a primeira parcela do 13° salário antes das férias, desde que a empresa permita. Nesse caso, o valor é dividido em duas vezes durante o ano. Já para os pensionistas e aposentados do INSS, a antecipação do 13° salário para o primeiro trimestre do ano depende de um decreto presidencial.

Portanto, conhecer mais sobre o 13° salário é fundamental para garantir que você receba o benefício de maneira correta e evite perder dinheiro no futuro. Saiba que os valores e datas de pagamento deverão ser regulados por decretos presidenciais para os beneficiários do INSS e pelo sindicato ou regras da empresa para quem trabalha sob a CLT.

Fique atento e não deixe de receber seu 13° salário!

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS