Conecte-se conosco

Economia

É hora de dar adeus à TV Box: Anatel trabalha contra equipamentos de transmissão pirata! Entenda

A Anatel vem trabalhando para acabar com o compartilhamento ilegal de sinal de canais de TV. Já foram mais de 5 mil aparelhos desligados.

Publicado

em

É isso mesmo, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já começou a fazer os desligamentos das caixinhas da TV Box, responsáveis por repassar ilegalmente o sinal de canais de televisão privados. O anúncio de que medidas mais duras seriam tomadas foi feito na última quinta-feira, 09.

A Anatel irá trabalhar de forma árdua para conseguir impedir a pirataria de canais pagos por meio desses aparelhos.

Assim, investindo em uma nova forma de combater a pirataria desses decodificadores clandestinos. Para isso, será necessário bloquear os IPs dos servidores responsáveis por fornecer conteúdo a TV Box.

Mas essa não é a única medida para se evitar a pirataria por meio desses aparelhos. Para isso, a Anatel, junto a Receita Federal, vem retirando do mercado esses aparelhos sem homologação.

Até o momento, mais de 1,4 milhão de aparelhos já foram apreendidos por meio do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP).

Essa apreensão, nos últimos meses, foi diminuindo. E ainda assim, é possível encontrar esses aparelhos a venda, seja no comércio popular ou em sites na internet.

A Anatel faz a estimativa que existem cerca de 5 até 7 milhões de residências no Brasil que façam o uso desses aparelhos piratas.

Bloqueamento de IP

Como medida para alcançar aqueles que já possuem a TV Box, serão bloqueados os servidores que hospedam o sinal de canais pagos e os fornecem de forma indevida ao aparelho pirata. Dessa forma, não será possível que o aparelho TV Box se conecte ao servidor e compartilhe o sinal pirata.

Segundo o que foi dito pelo superintendente de regulamentação da Anatel, Hermano Barros Tercius, o bloqueamento desses IPs deverá começar entre os próximos dias.

Todo o processo deverá ser feito com cautela, desde o levantamento, denuncia, validações e análises, até o bloqueamento, para que servidores legítimos não venham a ser afetados pela ação.

Perigos do TV Box

A Anatel afirma que, esses aparelhos trazem perigos, pois possuem malwares e backdoors que podem vir a afetar os aparelhos conectados a mesma rede. Assim, realizando ataques DDoS.

Além disso, a Anatel ressalta que esses aparelhos não homologados nem possuem atualizações, suporte técnico ou, até mesmo, garantia.

Essa iniciativa vem para proteger os direitos autorais, assim como também promover o combate a pirataria. A Anatel vem tentando se adaptar a evolução da tecnologia e os novos meios de pirataria que vem surgindo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS