Tecnologia
Agora é possível registrar reclamações à Anatel via WhatsApp
Anatel libera canal no WhatsApp para registrar reclamações sobre operadoras. Veja como funciona e quando é hora de trocar de serviço.
A partir de 9 de abril, os consumidores brasileiros passaram a contar com mais um canal para registrar queixas sobre serviços de telecomunicação. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou um atendimento via WhatsApp, voltado a reclamações relacionadas à internet, telefonia, contas e demais serviços prestados pelas operadoras.
O novo serviço funciona por meio do número 0800 61 0 1331, que deve ser adicionado à agenda do celular. Basta abrir o aplicativo, enviar um “Oi” e seguir as instruções do chatbot. A ferramenta está conectada ao sistema Anatel Consumidor, já disponível por aplicativo para Android, iOS e pela web.
Segundo a agência, o WhatsApp foi escolhido por ser amplamente utilizado no Brasil e facilitar o acesso a quem precisa de suporte rápido.
Como funciona o canal de atendimento pelo WhatsApp?

O atendimento é exclusivo para reclamações, pois esse tipo de demanda representa a maior parte dos pedidos recebidos pela Anatel. No entanto, a agência informou que pretende, futuramente, permitir também o esclarecimento de dúvidas no mesmo canal.
A proposta é tornar o processo de atendimento mais ágil, transparente e acessível. Ao acionar o canal, o consumidor informa os dados necessários e escolhe a operadora sobre a qual deseja reclamar.
A denúncia é registrada diretamente no sistema oficial da Anatel, por meio da integração do WhatsApp com o Anatel Consumidor. Após o envio da mensagem, o chatbot conduz o usuário pelas etapas necessárias para abrir um chamado.
Trocar de operadora pode ser a melhor saída
Embora o canal da Anatel seja um recurso importante para fazer valer os direitos do consumidor, há casos em que trocar de operadora é a melhor decisão. Quando os problemas se tornam constantes — como instabilidade de sinal, cobranças indevidas e atendimento ineficiente —, a insatisfação tende a crescer.
Além disso, ofertas mais vantajosas, cobertura melhor na sua região ou planos com mais benefícios podem justificar a mudança. A dica é sempre comparar os serviços disponíveis e priorizar operadoras que entreguem mais estabilidade e suporte. Afinal, ter voz ativa como consumidor também passa por escolher com consciência.
Por isso, se mesmo após registrar uma queixa o problema persistir, vale a pena reavaliar o contrato e buscar alternativas que se alinhem melhor às suas necessidades. Ter um serviço confiável faz toda a diferença no dia a dia.
*Com informações de Canal Tech.

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia21 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira1 dia atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia10 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio7 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia3 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora