Economia
Não seja injustiçado! Confira alguns direitos que talvez você desconheça
É difícil saber de todos os direitos que você possui como consumidor, mas alguns são bem importantes para evitar prejuízos.
Por não conhecer seus direitos em sua totalidade, muitas pessoas acabam sofrendo injustiças ou tendo prejuízos em algumas questões. Em diversas situações, por não saber que algo é proibido, o cidadão apenas aceita uma conduta como verdade, sem questionar.
Isso leva a algumas pessoas agirem de má-fé, mesmo sabendo da ignorância das outras perante a isso. Por esse motivo, é muito importante ficar atento a todos os seus direitos como cidadão, para não acabar caindo em ciladas que muitas vezes são armadas conscientemente.
Confira alguns direitos que separamos para você, que talvez você nem saiba que tem:
- Você não precisa pagar a mais se perder a comanda
Seja em uma festa ou restaurante, todo mundo já teve medo de perder a comanda de consumação. Isso porque, geralmente, vem um aviso anexado a ela, dizendo que, em caso de perda, terá de ser pago um valor x ao estabelecimento.
Porém, isso não possui respaldo do Código de Defesa do Consumidor. Sendo assim, se isso acontecer com você, não há necessidade de pagar o valor, basta pagar apenas o que você tiver consumido.
- Você pode devolver sua compra on-line
Já comprou algo pela internet, mas depois viu que não era bem o que você queria e pensou em devolver, mas o site não aceitou de volta? Bem, ele deveria ter aceitado.
O consumidor que faz compras on-line conta com um prazo de sete dias após a compra para solicitar a devolução do produto e o reembolso do dinheiro. Passado esse prazo, fica a critério da empresa permitir ou não a devolução.
- Tempo para o nome ser limpo
Se você tinha alguma dívida ativa no Serasa e a quitou, seu nome deve ser limpo em, no máximo, cinco dias. Essa é uma decisão do órgão, junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
No caso de renegociação e parcelamento da dívida, o período se mantém, porém conta a partir da data de desconto da primeira parcela paga, então, fique atento.
- Se você for assaltado no ônibus, pode receber indenização
Como se trata de uma empresa de serviços, as empresas de transportes precisam garantir a segurança dos passageiros, afinal, todos ali estão pagando pelo serviço. Logo, danos físicos ou materiais cometidos dentro do transporte devem ser ressarcidos pela empresa.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp