Política
Facilidade no CadÚnico: faça seu próprio recadastramento ou desligamento voluntário do sistema com a nova atualização
O governo federal está atualizando o aplicativo do Cadastro Único, para permitir que os próprios beneficiários realizem os processos.
O governo federal está atualizando o aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) com o objetivo de facilitar o processo de verificação cadastral e permitir que os próprios beneficiários realizem o recadastramento ou desligamento voluntário do sistema.
Na semana passada, o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou que cerca de 10 milhões de inscrições no sistema estavam em análise, sendo que aproximadamente 2,5 milhões apresentaram alguma irregularidade, o que corresponde a 11% do total.
Existe a suspeita de que muitas famílias estejam divididas em vários cadastros, o que pode aumentar os números oficiais e permitir que recebam mais de um benefício de forma irregular. O CadÚnico é a porta de entrada para mais de 30 programas sociais federais, incluindo o Bolsa Família.
Reformulação no CadÚnico
O ministério responsável pelo Cadastro Único firmou um convênio com a Defensoria Pública da União (DPU) e a Advocacia Geral da União (AGU) para reformular o sistema. O objetivo é retomar as atividades de cadastramento e atualização cadastral em municípios e estados que foram paralisadas devido à pandemia, com o apoio do governo.
O novo sistema também incluirá novas funcionalidades no aplicativo do Cadastro Único, permitindo que os cidadãos se recadastrem ou se desliguem voluntariamente do programa.
O objetivo é acelerar a regularização do Cadastro Único, removendo pessoas que não preenchem os requisitos, têm renda elevada e não deveriam estar recebendo o benefício.
Seguindo as regras, essas pessoas serão removidas do cadastro feito de forma equivocada e inseridas no registro de suas respectivas famílias. A ideia é que apenas quem cumpre os requisitos possa se beneficiar do programa.
Como se desvincular do CadÚnico
O aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) disponibiliza uma funcionalidade para cancelar o cadastro, que está disponível para os beneficiários que estejam recebendo os benefícios de forma irregular.
Para acessar, é necessário fazer o login no aplicativo, clicar na opção “Cancelar o seu cadastro” e seguir as instruções fornecidas. Não é necessário realizar esse procedimento para famílias que estejam recebendo os benefícios regularmente.
Não há informações do Ministério do Desenvolvimento Social sobre o prazo em que essa funcionalidade estará disponível no aplicativo nem o que acontecerá com os beneficiários que não realizarem o desligamento voluntário.

-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Criptomoedas1 dia atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Curiosidades2 dias atrás
Afinal, para quem vai a herança do papa Francisco?
-
Tecnologia1 dia atrás
Microsoft integra Grok 3 ao Azure
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco