Conecte-se conosco

Economia

Saiba como se cadastrar no Cadastro Único para receber os benefícios oferecidos pelo governo

O Cadastro Único é um banco de dados do Governo Federal, utilizado para conceder diversos benefícios sociais. Saiba como se cadastrar.

Publicado

em

Cadastro único inscrição

Para conseguir receber diversos dos benefícios oferecidos pelo Governo Federal, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Esse é um banco de dados que reúne informações sobre famílias de baixa renda, por isso é utilizado para identificar o público-alvo de programas sociais.

Aqueles que são cadastrados no CadÚnico podem ser elegíveis a diversos auxílios, incluindo crédito em dinheiro, descontos em tarifas, passagens de ônibus gratuitas e outros.

Um exemplo de benefício oferecido a quem está inscrito é o Auxílio Aluguel, dedicado a cidadãos em situação de vulnerabilidade que precisam de ajuda para pagar o aluguel ou despesas relacionadas a moradia.

O Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do país, também só pode ser solicitado por aqueles que fazem parte do Cadastro Único. Quem é inscrito ainda pode receber descontos na conta de luz com a Tarifa Social de Energia Elétrica, crédito para compra do gás de cozinha com o Auxílio Gás, descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e muito mais.

Outra vantagem é participar do Minha Casa Minha Vida, um programa habitacional que oferece subsídios e condições especiais para brasileiros que sonham em ter um imóvel próprio.

Como se cadastrar?

Para ter acesso às vantagens do CadÚnico, é necessário cumprir alguns requisitos. Veja quais são:

  • Ter renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
  • Ter renda acima dessa, mas estar vinculado ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

O responsável pela família, de preferência uma mulher com idade acima de 16 anos, deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou a área responsável pela assistência social de seu município para se inscrever. É necessário apresentar documentos pessoais de todos os membros da unidade familiar, além de comprovante de renda e de residência.

Depois de passar por uma entrevista e ser aprovado, o cidadão receberá um Número de Identificação Social (NIS). É com base nessa numeração que ele poderá consultar seus pagamentos.

É importante manter os seus dados atualizados no CadÚnico a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança importante. Caso contrário, o beneficiário corre o risco de ser excluído dos programas do qual faz parte.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS