Conecte-se conosco

Economia

Campos Neto volta a falar sobre volatilidade cambial

Presidente do BC disse que movimentos têm coincidido no mercado local, mas isso não é comum em outros mercados.

Publicado

em

Não há necessariamente relação causal entre o aumento da volatilidade cambial e da proporção de minicontratos no volume total negociado, reafirmou nesta quarta-feira o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Em apresentação exibida em webinar da Americas Society – Council of the Americas, o presidente afirmou que esses movimentos têm coincidido no mercado doméstico, mas, em outros mercados, a alta de minicontratos em geral aumenta a liquidez e diminuiu os spreads de lances e ofertas.

No início deste mês, Campos Neto já havia abordado o assunto em apresentação prévia.

Em um slide sobre as interações entre políticas fiscal e monetária, Campos Neto falou sobre o espaço para políticas convencionais, afirmando que no caso do Brasil as medidas de política monetária precisam de cautela.

O real também vem amargando forte depreciação em 2020, ficando com o pior desempenho entre uma cesta de mais de 30 moedas no ano. No acumulado do ano, o dólar já registra alta de mais de 40% contra a moeda brasileira, ajudado por um cenário de juros baixos, incertezas fiscais e tensões políticas em Brasília.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS