Curiosidades
Tiririca-da-flor-amarela: conheça os benefícios dessa planta comestível
A planta tiririca-da-flor-amarela pode estar no lar de diversos brasileiros, mas poucos conhecem os benefícios dessa planta comestível. Conheça as propriedades medicinais.
A natureza contém uma diversidade incontável, e as propriedades de algumas espécies de plantas são geralmente desconhecidas. Um exemplo é a tiririca-da-flor-amarela, que normalmente nasce em gramas e jardins.
O que poucos sabem é que ela é comestível e pode ser usada para tratamentos medicinais, trazendo benefícios importantes para a saúde.
As plantas medicinais são utilizadas desde tempos ancestrais para tratar diversos tipos de enfermidades e sintomas. Algumas plantas possuem propriedades terapêuticas que são capazes de aliviar dores, tratar inflamações, combater infecções e até mesmo prevenir doenças.
No caso da tiririca-da-flor-amarela, além de seu valor estético, a planta também é utilizada em medicina popular, devido às suas propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antifúngicas. Suas raízes podem ser utilizadas em infusões ou pomadas, para tratar problemas de saúde como infecções urinárias, dores articulares e feridas na pele.
As raízes da tiririca-da-flor-amarela são comestíveis e podem ser consumidas a gosto em sopas, cozidos, saladas, no macarrão e até em opções fritas. Seus tubérculos têm forte teor proteico, zinco e fósforo.
Apesar do nome popular, a tiririca-da-flor-amarela não é a mesma planta que a tiririca comum (Cyperus rotundus), que é considerada uma erva daninha em muitos locais, por crescer rapidamente e se estender facilmente por meio de rizomas subterrâneos.
A tiririca-da-flor-amarela não possui essa característica invasiva e pode ser utilizada como planta ornamental ou ecológica.
Suas flores são pequenas e amarelas e se erguem acima do nível das folhas. Essa planta pode ser utilizada em jardins de paisagem, como cobertura de solo, ou em projetos de restauração ecológica de áreas úmidas e pantanosas.
Veja como cultivar a tiririca-da-flor-amarela
- Escolha o local adequado: a tiririca-da-flor-amarela prefere sol pleno ou meia-sombra e solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. Certifique-se de que o local escolhido receba pelo menos quatro horas de sol direto por dia.
- Preparo do solo: nutra o solo adicionando composto orgânico ou esterco bem curtido e misture bem. Certifique-se de que o solo esteja bem solto e livre de pedras e outros detritos.
- Irrigação: mantenha o solo úmido, mas não encharcado, regando as plantas com frequência, principalmente nos dias mais quentes.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800