Conecte-se conosco

Curiosidades

Tiririca-da-flor-amarela: conheça os benefícios dessa planta comestível

A planta tiririca-da-flor-amarela pode estar no lar de diversos brasileiros, mas poucos conhecem os benefícios dessa planta comestível. Conheça as propriedades medicinais.

Publicado

em

A natureza contém uma diversidade incontável, e as propriedades de algumas espécies de plantas são geralmente desconhecidas. Um exemplo é a tiririca-da-flor-amarela, que normalmente nasce em gramas e jardins.

O que poucos sabem é que ela é comestível e pode ser usada para tratamentos medicinais, trazendo benefícios importantes para a saúde.

As plantas medicinais são utilizadas desde tempos ancestrais para tratar diversos tipos de enfermidades e sintomas. Algumas plantas possuem propriedades terapêuticas que são capazes de aliviar dores, tratar inflamações, combater infecções e até mesmo prevenir doenças.

No caso da tiririca-da-flor-amarela, além de seu valor estético, a planta também é utilizada em medicina popular, devido às suas propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antifúngicas. Suas raízes podem ser utilizadas em infusões ou pomadas, para tratar problemas de saúde como infecções urinárias, dores articulares e feridas na pele.

As raízes da tiririca-da-flor-amarela são comestíveis e podem ser consumidas a gosto em sopas, cozidos, saladas, no macarrão e até em opções fritas. Seus tubérculos têm forte teor proteico, zinco e fósforo.

Apesar do nome popular, a tiririca-da-flor-amarela não é a mesma planta que a tiririca comum (Cyperus rotundus), que é considerada uma erva daninha em muitos locais, por crescer rapidamente e se estender facilmente por meio de rizomas subterrâneos.

A tiririca-da-flor-amarela não possui essa característica invasiva e pode ser utilizada como planta ornamental ou ecológica.

Suas flores são pequenas e amarelas e se erguem acima do nível das folhas. Essa planta pode ser utilizada em jardins de paisagem, como cobertura de solo, ou em projetos de restauração ecológica de áreas úmidas e pantanosas.

Veja como cultivar a tiririca-da-flor-amarela

  • Escolha o local adequado: a tiririca-da-flor-amarela prefere sol pleno ou meia-sombra e solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. Certifique-se de que o local escolhido receba pelo menos quatro horas de sol direto por dia.
  • Preparo do solo: nutra o solo adicionando composto orgânico ou esterco bem curtido e misture bem. Certifique-se de que o solo esteja bem solto e livre de pedras e outros detritos.
  • Irrigação: mantenha o solo úmido, mas não encharcado, regando as plantas com frequência, principalmente nos dias mais quentes.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS