Agronegócio
Tomates: O fruto vermelho foi considerado venenoso por vários séculos! Saiba mais
É isso mesmo, o fruto vermelho que não pode faltar nas saladas dos brasileiros, já foi considerado por vários séculos, venenoso! Entenda
Por diversos séculos, se acreditou que o tomate poderia ser venenoso. Isso mesmo, aquele que nós comemos hoje em formato de ketchup, em saladas ou em molhos.
Hoje se pode encontrar o fruto em supermercados ou em feiras, com a maior facilidade. Antigamente, não era bem assim, a ideia de que esse fruto era venenoso o perseguiu por diversos anos.
Muito antes dos europeus chegarem as Américas, por volta dos anos 1700, o tomate já era consumido sem medo algum pelos astecas, na época, o fruto recebia o nome de “tomatl”, grafia similar a atual.
Quando os europeus chegaram, decidiram levar consigo de volta ao velho continente, sementes do fruto, pois haviam se encantado com o sabor e com a textura do alimento.
No entanto, quando o fruto começou a se desenvolver e nascer na Europa, a má fama começou a crescer junto.
Os boatos logo começaram a correr. Diversas pessoas comentavam que os tomates eram venenosos, pois os casos de pessoas que teriam vindo a óbito após consumir o alimento, continuavam a crescer.
Por volta dos anos 1700, esse fruto fazia sucesso junto aos aristocratas da época, no entanto, o alimento era consumido em pratos de estanho, que continha grandes quantidades de chumbo.
Os tomates, por sua vez, levavam a culpa. Visto que ao consumir alimentos nesses pratos, o chumbo era ingerido. A má fama, infelizmente, ficou para a conta do tomate.
Além desse fator, o que acarretou ainda mais a má fama dos tomates, foi o fato de que Pietro Andrae Matthioli, um fitoterapeuta italiano, decidiu incluir em seus estudos, que os tomates eram frutos venenosos. Isso auxiliou que por mais de 200 anos, as pessoas de fato acreditassem.
No ano de 1830, outro fator se tornou importante para o repúdio ao tomate, dessa vez, nos Estados Unidos. As larvas encontradas no alimento também eram consideradas venenosas.
Com o passar do tempo, aos poucos, a má fama do tomate foi diminuindo, isso porque se percebeu que ela era de fato infundada.
Os avanços na agricultura também foi um fator que tornou o fruto popular. Logo, diversos tipos do fruto já começavam a ser comercializados.
Na Itália, o fruto se tornou base para a receita das pizzas, em 1880, na cidade de Nápoles. Logo, todos os mitos sobre o fruto já não eram mais levados em consideração.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga