Mundo
Revelação: Sapo de ‘O Senhor dos Anéis’ mora nas montanhas do Equador
Descoberta nova espécie de sapo nas montanhas do Equador que parece ter saído de algum livro de J. R. R. Tolkien rende homenagem ao escritor.
Uma nova espécie de sapo é descoberta no Equador e ganha o nome em homenagem a J. R. R. Tolkien, autor dos livros “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis“. Entenda o motivo que levou cientistas a prestarem esta homenagem.
Descoberta nas montanhas do Equador
A espécie passou a ser chamada de Hyloscirtus tolkieni. Essa homenagem aconteceu por particularidades da espécie encontrada, que parece ter saído direto da Terra-média.
“A nova espécie de sapo tem cores incríveis e parece que vive em um universo de fantasias, como as criadas por Tolkien“, disse Diego F. Cisneros-Heredia, diretor do Museu de Zoologia de da Universidade San Francisco de Quito (USFQ) e pesquisador associado do Instituto Nacional de Biodiversidade do Equador, em comunicado.
Os cientistas descreveram o sapo em um estudo publicado em 19 de janeiro, na revista ZooKeys. Essa espécie possui os olhos cor-de-rosa clara e dedos salpicados de um dourado que parece ouro.
Além disso, o H. tolkieni tem aproximadamente 6,5 centímetros e é verde-acinzentado, com manchas pretas pontilham sua garganta amarelo-dourada, barriga, flancos e parte inferior de suas pernas.
Foto: Juan Carlos Sánchez-Nivicela/ Arquivo do Museo de Zoología da Universidad San Francisco de Quito
Os cientistas descobriram o H. tolkieni no Parque Nacional Rio Negro-Sopladora, uma área amplamente não estudada de páramo intocado, uma floresta protegida desde 2018 que cobre mais de 75 mil hectares.
Como outras espécies de sapos de riachos, esse bicho vive nos límpidos rios das montanhas e dos altos Andes. Já os girinos amadurecem perto das rochas nas corredeiras, enquanto os sapos adultos preferem a proteção da vegetação exuberante nas margens do rio.
Segundo Juan Carlos Sánchez Nivicela, também pesquisador associado do Museu de Zoologia da USFQ e do Instituto Nacional de Biodiversidade:
“Durante semanas, exploramos diferentes áreas do Parque Nacional Río Negro-Sopladora, caminhando desde os campos de páramos a 3.100 metros de altitude até as florestas a 1 mil metros. Encontramos um único indivíduo dessa nova espécie de sapo, que achamos impressionante por sua coloração e tamanho grande.”
As expedições científicas nesta região do Equador tem levado à descoberta de um grande número de novas espécies desde 2020.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia20 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas17 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?