Conecte-se conosco

Curiosidades

Mito ou verdade: os ratos realmente gostam de comer queijo?

Estamos acostumados a ver em desenho animado ou em filmes ratos amantes de queijo. Será que vivemos uma farsa? Descubra.

Publicado

em

Com certeza, você já viu por aí, inclusive em filmes ou desenhos animados, ratos que se alimentam de queijo. Mas será que estes animais realmente gostam desse alimento na vida real?

Bom, segundo estudos, os ratos não são muito exigentes em relação ao que comem. Além disso, eles não são todos iguais. Existem várias espécies e grupos diferentes, por exemplo, os ratos de campo (Apodemus) ou os ratos padrão (Mus).

Como dito anteriormente, nem todos são iguais, portanto, eles se alimentam dependendo do seu habitat. O rato doméstico (Mus Musculus) é o que estamos mais acostumados.

Segundo Megan Phifer-Rixey, a bióloga de uma universidade na Filadélfia, o rato doméstico certamente evoluiu na Ásia Central e Meridional. Esta espécie, quando domesticada, pode comer qualquer coisa que esteja ao seu alcance, incluindo lixo, grãos, insetos, e claro, o queijo.

Porém, desculpa lhe desapontar e acabar com a ilusão dos desenhos animados em que os ratos vivem de queijo, pois não é bem assim. A especialista afirma que este não é o alimento favorito do animal.

Mas sabe uma coisa que eles podem realmente adorar? É manteiga de amendoim. Este atrai os mamíferos pelo cheiro (que, por sinal, costumam ter um bom olfato), além de possuir muita proteína e gordura, o que chama ainda mais a atenção dos bichinhos.

Inclusive, a manteiga de amendoim é utilizada, até mesmo, por exterminadores e especialistas que usam o alimento como isca para os ratos no controle de pragas.

Mas quem inventou que rato gosta de queijo?

Infelizmente, não temos uma resposta concreta para esclarecer essa dúvida. Mas uma teoria que circula por aí, é que antigamente as pessoas costumavam deixar os queijos, que estavam em processo de maturação, em prateleiras abertas onde os ratos tinham livre acesso e, assim, se alimentavam.

Segundo um estudo feito no ano de 2006 na Manchester Metropolitan University, pelo cientista David Holmes, os animais normalmente são atraídos pelo cheiro de cereais ou frutas, que já fazem parte de sua dieta normalmente, ou por alimentos com açúcar, que servem como fonte de energia.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS