Economia
Novidade no Pix: Compre no crédito e pague com segurança a partir desse ano
O Pix, que já traz tanta facilidade e rapidez para o dia a dia dos brasileiros, em 2023 apresentará uma nova função: o apagamento em crédito.
O método de pagamento instantâneo, Pix, chegou há algum tempo e, desde então, os brasileiros já não conseguem passar alguns dias sem utilizar esse meio de transferência.
Segundo o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda este ano, o Banco Central (BC), responsável por criar o Pix como conhecemos, irá lançar mais uma funcionalidade para o método de transferência de pagamentos.
O Pix Crédito deve chegar ainda em 2023 para trazer mais praticidade aos brasileiros na hora das compras. A principal ideia é permitir que instituições financeiras ofereçam a modalidade de crédito por meio do Pix.
Ainda não há detalhes sobre como a ferramenta vai funcionar, no entanto, há discussões sobre essa possibilidade acontecendo nos fóruns do BC, conforme afirma o diretor associado da consultoria Xsfera, Renato Aragon.
Aragon conta que, no final de 2022, houve uma reunião junto ao Banco Central, chamada de Fórum Pix, na qual em nenhum momento se falou sobre o lançamento do Pix Crédito em 2023.
Neste evento, por outro lado, foi discutido e apresentado para a construção novas funcionalidades referente ao método de transferência de dinheiro.
Dessa forma, as novidades que podemos esperar para 2023 são um novo dispositivo de segurança, que será focado em diminuir a ação de laranjas, além do Pix Automático, que funcionará como débito automático.
O diretor associado da Xsfera acredita que o anúncio de Haddad sobre o Pix Crédito pode ter sido feito após reunião com o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, antes da reunião da Fiesp.
Quando questionado pelo UOL, o ministro da Fazenda afirmou que assuntos sobre o Pix devem ser tratados com o Banco Central. Este, ao ser procurado pelo veículo de comunicação, não deu respostas.
Não há muitas informações quando o assunto é o Pix Crédito, no entanto, especialistas acreditam que funcionará como um cartão de crédito.
“É possível considerar que o Pix Crédito terá funções semelhantes às de um cartão de crédito com a vantagem de eliminar intermediadores, o que permitirá que as transações realizadas por esse método tenham um custo inferior“, é o que especula Aragon.
Bruno Samora, da Matera, acredita que essa pode ser uma vantagem para os lojistas, já que com o pagamento por Pix Crédito receberão o dinheiro da venda no mesmo instante.
Vale ressaltar que diversos bancos já contam com a ideia do Pix Parcelado, como o Santander, que trabalha com a função desde março de 2022.
O Itaú começará a oferecer o recurso de Pix Parcelado em abril deste ano. Essa modalidade funciona de forma semelhante ao crédito, ou seja, o cliente parcela e paga com juros.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia24 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos7 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Bancos16 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver