Conecte-se conosco

Economia

Como evitar exclusão do CadÚnico e continuar recebendo benefícios sociais: dicas essenciais

Conforme anunciado pelo governo federal, o Cadastro Único passará por um pente-fino; saiba como manter seu cadastro e o acesso aos programas!

Publicado

em

O Governo Federal já anunciou que um pente-fino será aplicado nas inscrições do Cadastro Único (CadÚnico), sendo que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) começou as vistorias já nesse mês de fevereiro.

O intuito é buscar regularizar a situação para o principal programa social do governo, o Bolsa Família, que será relançado.

Assim, de acordo com os membros do governo, serão 5 milhões de inscrições, no mínimo, avaliadas rigorosamente, sendo que até 2,5 milhões já demonstram potencial de exclusão, em virtude de irregularidades encontradas no banco de dados.

Essas irregularidades foram anunciadas pela equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas o Tribunal de Contas da União (TCU) também acredita haverem erros responsáveis pelo crescimento considerável de beneficiários do Auxílio Brasil.

Assim, esse pente-fino tem como foco principal a exclusão das famílias que receberam o benefício do Auxílio Brasil — uma espécie de Bolsa Família criado pelo ex-presidente da república, Jair Bolsonaro — de maneira irregular.

Acontece que, até quem não recebeu tal benefício pode ter o acesso aos demais programas vetado, em virtude de dados incompatíveis com a situação atual da pessoa, ou seja, desatualizados junto ao sistema do CadÚnico.

Isso porque a análise dos cadastros irá cruzar dados da inscrição com demais dados públicos, sendo que, caso alguma incongruência seja encontrada, existe grande possibilidade que o cidadão ou família sejam excluídos do programa.

Dessa maneira, as famílias que estiverem sob risco de exclusão do CadÚnico devem ser notificadas, através de extrato bancário, aplicativo Caixa Tem ou até mesmo por correspondência entregue no endereço cadastrado.

Após tal notificação, essas pessoas devem comparecer até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, para que os dados sejam devidamente regularizados e atualizados, de maneira a permitir que os benefícios sociais continuem a ser repassados.

Conforme o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o foco dessa análise aprofundada é remover da lista de beneficiários aqueles que não possuem tal direito, não tirando os cidadãos que realmente podem receber os repasses do Governo. Assim sendo, as principais exclusões serão de:

  • Pessoas com dados desatualizados no CadÚnico;
  • Famílias compostas por uma única pessoa que não se adequam ao limite de renda permitido pelo programa.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS