Conecte-se conosco

Bancos

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas: A solução para o endividado!

No dia 1º de março será possível renegociar suas dívidas com instituições financeiras. Saiba mais e veja como regularizar sua situação!

Publicado

em

Saiba porque sua dívida pode sumir do Serasa sem ao menos ser quitada

Os brasileiros que se encontram endividados terão uma excelente oportunidade de regularização dessas pendências, pelo menos aquelas com bancos. Isso porque no dia 1º de março será lançado um novo mutirão nacional de negociação de débitos com instituições financeiras.

Durante o próximo mês, os consumidores terão acesso a descontos e prazos especiais para a quitar o que devem. A ação é realizada por meio de uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o Brasil.

Quais dívidas poderão ser negociadas 

Conforme especificado pela Febraban, as dívidas que envolvam bens dados em garantia, como motocicletas, imóveis ou carros, não poderão ser renegociadas durante o mutirão. Já os débitos com cartão de crédito, empréstimo consignado, cheque especial e demais modalidades de crédito serão contempladas pelo evento.

Cabe ressaltar que as condições de pagamento, como prazos diferenciados e descontos especiais, serão estabelecidas por cada instituição financeira individualmente.

Nas palavras do diretor-executivo de Cidadania Financeira da Febraban, Amaury Oliva:

“A renegociação de dívida costuma ocorrer por meio de alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, obtenção de recursos adicionais ou, ainda, migração para outras modalidades de crédito mais baratas. O consumidor também terá acesso a uma série de conteúdos que podem ajudá-lo a ter uma relação mais saudável com suas finanças.”

Como participar?

Atualmente, já é possível conferir no  site da Febraban quais instituições participarão da iniciativa. A negociação poderá ser feita diretamente com o banco credor, através de seus canais oficiais, ou ainda no portal do Consumidor.gov.br. Neste último caso, é preciso ter conta verificada nível prata ou ouro no sistema do Governo Federal.

Ainda no site da Febraban, o cliente pode acessar tutoriais que melhor explicam como será feito o pedido de negociação, além de mais conteúdos sobre educação e orientação financeira.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS