Empresas
Google adota medida polêmica: funcionários terão que compartilhar mesas para reduzir despesas
A reorganização tem como objetivo diminuir o espaço ocupado pelo Google nos escritórios para conseguir um corte de custos.
Em janeiro deste ano, o Google diminuiu seu quadro de funcionários em 6%. Agora, a empresa está trabalhando para desocupar os edifícios.
A medida tomada foi enviar um memorando aos funcionários do Google Cloud, nos Estados Unidos, informando que os colaboradores terão que compartilhar as mesas com outros funcionários do setor.
Além disso, os trabalhadores irão trabalhar presencialmente em dias alternados. O memorando foi enviado recentemente, assim, os escritórios afetados pela medida de desocupação estão localizados em Washington, Kirkland, Califórnia, São Francisco e Nova York.
O CNBC, que teve acesso ao comunicado, revelou que a reorganização tem como objetivo diminuir o espaço ocupado pelo Google nos escritórios, isso deve representar um corte de custos e permitir que os valores economizados em despesas de escritório possam ser investidos no próprio Google Cloud.
Apesar do comunicado informar o compartilhamento de mesas entre funcionários, o Google elaborou uma programação de escala para os colaboradores estarem presencialmente no escritório. Assim, aqueles que ocupam a mesma mesa não estarão no escritório no mesmo dia.
Caso um dos trabalhadores precise estar no escritório em um dia fora de sua escala, ele poderá utilizar uma sala definida como “espaço extra”. Conforme detalha o memorando:
“A maioria dos Googlers agora divide uma mesa com outro Googler.
Através do processo de correspondência, eles concordarão com uma configuração básica de mesa e estabelecerão normas com seus parceiros e equipes de mesa para garantir uma experiência positiva no novo ambiente compartilhado.”
Depois da retomada das rotinas tradicionais no pós-pandemia, o Google demitiu 12 mil funcionários em janeiro deste ano. Essa foi uma medida para economia financeira que a empresa precisou tomar para se reorganizar depois de ter a demanda diminuída.
De acordo com o CEO, foi feita um rígida revisão sobre as funções exercidas nos produtos do Google, para garantir o alinhamento das equipes e as prioridades da empresa. Sobre a demissão em massa, o CEO Sundar Pichai diz:
“Nos últimos dois anos, vimos períodos de crescimento dramático. Para acompanhar e alimentar esse crescimento, contratamos para uma realidade econômica diferente da que enfrentamos hoje.
As funções que estamos eliminando refletem o resultado dessa revisão.”
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp