Saúde
Evite danos à saúde: conheça 10 alimentos que não devem ser congelados
Estes alimentos, ao serem descongelados, podem ficar com sabor e textura desagradáveis, então, nada de congelá-los!
Um velho costume para evitar o desperdício e até otimizar o dia a dia na cozinha é colocar alimentos no congelador para estender a preservação do produto. Nos últimos anos, o hábito de preparar marmitas e congelá-las para consumi-las ao longo da semana se tornou ainda mais popular.
Algumas das vantagens de congelar alimentos incluem a capacidade de armazenar alimentos em grandes quantidades, economizar dinheiro comprando alimentos a granel e reduzir o desperdício de alimentos.
Além disso, congelar alimentos pode ser uma opção conveniente para pessoas que não têm tempo ou recursos para cozinhar regularmente.
No entanto, é importante ter cuidado com alguns alimentos, pois, mesmo congelados, eles podem apresentar alguma alteração em seu sabor ou textura. Veja abaixo 10 alimentos que é melhor descartar essa possibilidade.
- Derivados do leite
Apesar de serem alimentos que devem ser conservados em baixas temperaturas, iogurtes e queijos, por exemplo, não ficam com a textura natural ao serem congelados, pois podem talhar.
- Ovo cru
O ovo está presente em diversas refeições, do café da amanhã ao jantar. No entanto, não pode ser conservado dentro do congelador, pois a gema e a clara, ao congelarem, se expandem e podem rachar a casca.
- Sorvete derretido
O sorvete é um produto que pode descongelar com muita facilidade e sua consistência ficar derretida. Depois de derretido, colocá-lo de volta no congelador pode não recuperar a textura do sorvete e geralmente seu sabor costuma ficar estranho.
- Molhos preparados com amido de milho ou farinha
Congelar molhos que contêm amido de milho ou farinha pode não ser uma boa ideia. Isso porque os molhos congelados podem rachar e ficar com uma consistência bem diferente do natural.
- Pratos que já foram congelados
Se você costuma fazer marmitas congeladas, é preciso ter atenção com os alimentos que sobram. Se descongelou e aqueceu o prato, o processo não deve ser repetido, pois pode deixar o alimento com sabor bem diferente e textura desagradável.
- Café
O café deve ser conservado em um pote bem fechado e armazenado em um local sem luz. Congelar esse produto pode deixá-lo seco, comprometendo seu sabor e aroma.
- Frutas e vegetais que possuem muita água em sua composição
Por terem muita água em suas composições, ao congelar frutas e vegetais como melancia, por exemplo, esses alimentos podem ficar muito diferentes, praticamente sem sabor.
- Carne que já passou por descongelamento
Voltar a congelar uma carne que já foi descongelada traz riscos de conter bactérias e voltar para o congelador com esses microrganismos. Além disso, o cheiro e o sabor podem sofrer alterações e ficarem desagradáveis.
- Enlatados
Os alimentos enlatados são desenvolvidos para durarem por muito tempo dentro de dispensas. Ao abrir o enlatado e não consumi-lo todo, o armazenamento deve ser feito dentro de um pote na geladeira.
- Massa cozida
Depois de preparar massa, o alimento não pode ser armazenado no congelador. Isso porque a água que é usada para preparar a massa se tornará gelo. Ao descongelar, o alimento tende a ficar com uma textura muito diferente: mole e muito líquida.
-
Tecnologia2 dias atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto
-
Tecnologia1 dia atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Economia1 dia atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Empresas1 dia atrás
Crise! Após decretarem falência, empresas de saúde fecham as portas
-
Finanças1 dia atrás
Moeda do garimpeiro: peça perdida na gaveta pode encher seu bolso
-
Finanças2 dias atrás
Esta é a temperatura ideal da geladeira para economizar na conta de luz
-
Tecnologia1 dia atrás
Hackers usam inteligência artificial para sofisticar ataques cibernéticos
-
Tecnologia1 dia atrás
3 códigos secretos de celulares Xiaomi para testar – 2 para evitar a todo custo