Conecte-se conosco

Política

Retorno do Consea: entenda como Lula pretende tirar o Brasil do Mapa da Fome

Nos últimos anos, o país entrou novamente para o Mapa da Fome. Diante disso, Lula decretou a volta do Consea. Entenda o novo programa.

Publicado

em

Uma das promessas que o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) fez no período pré-eleitoral foi que ele tiraria o país do Mapa da Fome.

Felizmente, essa ideia não ficou somente no discurso, e o presidente está tomando iniciativas voltadas para o combate à fome e à pobreza no país. Nesse sentido, Lula está realizando alguns investimentos com a finalidade de tirar o país do mapa da fome e dar assistência aos cidadãos mais vulneráveis. 

Frente a isso, uma das iniciativas relacionadas a essa pauta é o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que foi anunciado na última terça-feira (28). No ano de 2014, o Consea auxiliou na garantia da segurança alimentar de muitos brasileiros, fazendo com que o país saísse do Mapa da Fome.

Em julho de 2022, a Organização das Nações Unidas divulgou que, desde 2018, o Brasil tinha voltado a se enquadrar no Mapa da Fome. Isso ocorreu porque, desde 2018, o percentual de pessoas que estavam vivendo em insegurança alimentar estava acima da média mundial.

Dessa maneira, a Organização afirmou que 61 milhões de cidadãos possuíam dificuldade para se alimentar entre 2019 e 2021.

Sendo assim, para Lula, o retorno desse conselho tornou-se fundamental para combater essa realidade triste pela qual muitos brasileiros vivenciam diariamente. O presidente nomeou a nutricionista Elisabetta Recine, presidente do programa.

Como o Consea funciona?

Esse programa permite que o governo federal atue no debate de políticas públicas que visam ao combate à fome por meio da intersetorialidade.

Essa intersetorialidade permite que setores ou ministérios do governo tenham a possibilidade de propor soluções para garantir a segurança alimentar no país.

Posteriormente, essas propostas serão mostradas ao presidente para que, se aprovado, seja possível colocar em prática essas ideias. Além disso, o conselho também possui como responsabilidade controlar o estoque de alimentos no país, assim como monitorar ações e políticas públicas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS