Conecte-se conosco

Saúde

Relacionamento tóxico: saiba identificar os sinais de alerta no seu parceiro

Alguns comportamentos mostram quando o parceiro está sendo manipulador. Fique atento e aprenda a identificá-los antes que seja tarde.

Publicado

em

Muita vezes, os relacionamentos deixam de ser baseados em bons sentimentos e confiança mútua entre os parceiros. Nesses casos, a manipulação, com um ganhando certo controle sobre o outro, é mais comum do que se pensa.

Essa manipulação pode ocorrer de forma evidente, mas, muitas vezes, ela ocorre de forma sutil. Nesses casos, é preciso ter muita atenção para identificá-la.

Usar defeitos e fraquezas para diminuir o parceiro é uma das formas mais comuns para feri-lo. Dessa forma, a pessoa faz com que o outro perca a confiança em si mesmo para controla-lo mais facilmente.

O manipulador também utiliza de comparações e questionamentos para minar a segurança do parceiro, podendo causar ansiedade e depressão no parceiro.

Essas pessoas também fazem chantagens constantes, usando informações pessoais para conseguir o que querem, fazendo ameaças como a de espalhar segredos e informações pessoais a familiares e amigos.

Outra forma de causar insegurança é ameaçar terminar o relacionamento, utilizando como motivo problemas menores e discussões irrelevantes, mesmo sabendo que isso faz mal ao parceiro, é uma forma de manter o controle da relação.

Isso pode ocorrer quando são confrontados sobre mentiras que contam sobre qualquer assunto, de pequenos a importantes. Pessoas manipuladoras costumam mentir muito e ficam extremamente exaltados e loucos quando confrontados.

Com base nessas mentiras, essas pessoas manipuladoras se vitimizam. Quando narram uma história, sempre se passam por vítimas de algo que alegam que o parceiro tenha feito, e o outro, por sua vez, muitas vezes, acaba acreditando ser o real vilão, mesmo que não tenha feito nada.

Além de culpar o parceiro por erros não cometidos, também fazem insultos que podem parecer elogios e utilizam o silêncio e a falta de comunicação como punição.

Por fim, a pessoa manipuladora tenta sempre fazer o parceiro acreditar na versão dele da relação.

Então, para o bem da sua saúde física e mental, fique atento aos sinais para evitar abusos no seu relacionamento e, caso perceba indícios de violência doméstica em algum outro ambiente, denuncie, pois isso é crime.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS