Conecte-se conosco

Tecnologia

Polêmica: Apple bloqueia atualização de app que usa ChatGPT

Empresa enviou mensagem ao BlueMail comunicando da decisão. O aplicativo de e-mails contesta dizendo que outros apps usam recurso semelhante.

Publicado

em

A Apple adotou uma medida recente que pode ser vista como contrária ao ChatGPT. A empresa atrasou a aprovação de uma atualização do BlueMail, um aplicativo de e-mails que possui ferramentas de linguagem baseadas em inteligência artificial (IA).

A nova versão do BlueMail usa o chatbot ChatGPT, criado pela OpenAI, como recurso para automatizar a escrita de e-mails. Ele usa o conteúdo de e-mails anteriores e eventos de calendário para produzir as novas mensagens.

A preocupação apresentada pela Apple, segundo o cofundador do aplicativo, Ben Volach, é de que a ferramenta poderia gerar conteúdo impróprio para crianças e adolescentes menores de 18 anos. O empresário, em entrevista ao jornal americano The Wall Street Journal, disse discordar dessa posição.

Mensagem

O veículo teve acesso à mensagem enviada pela Apple que informou ao BlueMail da decisão. “Seu aplicativo inclui conteúdo gerado por IA, mas não parece incluir filtragem de conteúdo no momento“, diz o texto escrito pela equipe de revisão de aplicativos.

Ainda na justificativa, a Apple expôs que, como o aplicativo pode produzir conteúdo inapropriado para todos os públicos, o certo seria o BlueMail aumentar a restrição de idade para 17 anos ou incluir um mecanismo de filtragem dos textos produzidos pelo ChatGPT.

“Injusto”

Hoje, o BlueMail tem restrição definida para usuários de 4 anos. O cofundador Volach considerou “injusto” o pedido feito pela Apple.

Ele argumenta que outros aplicativos com funções semelhantes de IA, e sem restrições de idade, já são permitidos e comercializados para usuários da Apple.

Um porta-voz da gigante de tecnologia informou que os desenvolvedores do aplicativo da BlueMail podem contestar a decisão por meio de um processo de apelação junto ao Conselho de Revisão de Aplicativos. A reclamação de Volach já está sendo apurada, segundo ele.

O ChatGPT

O ChatGPT é uma inteligência artificial do tipo generativa, capaz de gerar conteúdos, conforme as solicitações e perguntas dos usuários.

Ele permite que as pessoas conversem com uma IA, como se fosse um outro ser humano respondendo, e é capaz de escrever sobre os mais variados tópicos, a partir de conteúdos encontrados na internet.

Desde que foi anunciado, o novo chatbot tem movimentado o mercado e promoveu verdadeira corrida entre as grandes empresas de tecnologia para desenvolver ferramentas semelhantes.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS