Conecte-se conosco

Tecnologia

Conheça 5 inteligências artificiais que competem com o ChatGPT

Gigantes da tecnologia não ficarão de fora da disputa e já estão em fase de criação de ferramentas comandadas por inteligência artificial.

Publicado

em

O ChatGPT, inteligência artificial criada pela OpenAI, não está sozinho no segmento de AIs generativas capazes de responder perguntas e gerar conteúdos como se fossem um ser humano. Com o avanço das ferramentas e possibilidades exploradas nessa área, outras empresas já estão desenvolvendo sistemas semelhantes para participar da concorrência.

Alguns deles ganharam repercussão e foram assunto nos últimos meses. A seguir, conheça cinco exemplos de rivais do ChatGPT:

Chatsonic

O Chatsonic, chabot desenvolvido pela Writesonic, utiliza a base de dados do Google para elaborar respostas. Ele está um pouco à frente do ChatGPT, que só consegue resgatar dados que estão disponíveis na internet até o ano de 2021.

O software da Writesonic é voltado para quem trabalha com e-commerce e mídias sociais. Ele informa as fontes utilizadas na elaboração das respostas e possui tanto a versão premium quanto a gratuita. O programa tem um limite de 25 perguntas por dia.

Meta – LLaMA

A Meta, companhia dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, entrou na disputa de mercado e está em fase de criação da própria inteligência artificial voltada para sistemas de linguagens. A ferramenta se chamará LLaMA e foi anunciada recentemente pela empresa.

A intenção é que ela auxilie profissionais no âmbito científico na elaboração de projetos. A companhia pretende disponibilizar a plataforma por meio de uma licença comercial para o uso de pesquisadores.

Bard

O Google, integrante de destaque do seleto grupo das big techs, não ficará de fora da concorrência. A empresa pretende lançar ainda este ano a inteligência artificial Bard.

Trata-se de um software que se baseia em informações da internet para oferecer respostas aos questionamentos dos usuários. Recentemente, o Google disponibilizou o recurso ao público para uma fase de testes e aprimoramento.

Bing

A Microsoft, outra gigante da tecnologia, também já deu seu jeito de participar e anunciou uma nova versão do chatbot de inteligência artificial, agora na versão para Android e iOS. Por meio dos aplicativos Bing e Edge, os usuários poderão acessar o modelo de linguagem GPT-3 da OpenAI, do modelo Prometheus.

Apple

A Apple ainda não divulgou, oficialmente, sua entrada na disputa de ferramentas de inteligência artificial, mas especialistas afirmam que a empresa já desenvolve produtos que trabalham da mesma maneira há anos.

Ela só estaria esperando o momento certo para anunciar algo que pode surpreender e que seja melhor comparado aos concorrentes. Agora é esperar para ver.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS