Saúde
7 alergias alimentares que são incomuns! Entenda os casos e os sintomas!
As alergias alimentares podem faz muito mal pro organismo. Muitas vezes as pessoas não fazem ideia de qual alimento está provocando a dor.
As alergias alimentares são uma ocorrência comum e podem apresentar uma variedade de sintomas desagradáveis. Algumas condições comuns incluem a intolerância ao leite, amendoim e frutos do mar, no entanto, outras reações incomuns podem ser mais difíceis de diagnosticar.
Abaixo, estão sete alergias alimentares que você pode não estar ciente da sua existência. Confira!
1. Alergia ao trigo sarraceno
Embora o consumo deste grão seja mais comum na Ásia, algumas pessoas podem ter uma reação alérgica ao trigo sarraceno, que pode incluir sintomas como urticária, inchaço e dificuldade para respirar.
2. Alergia ao kiwi
Algumas pessoas podem ter uma reação alérgica ao kiwi, que pode incluir coceira na boca, garganta ou pele, inchaço e dificuldade para respirar. O que pode gerar a anafilaxia, que é uma reação alérgica grave que pode ser fatal.
A alergia ao kiwi é mais comum em pessoas que também são alérgicas a outras frutas, como caqui, banana e abacate. Além disso, essa frutas tem moléculas semelhantes com as árvores seringueiras, por isso, as mesmas pessoas podem ter alergia a produtos compostos de látex.
3. Alergia ao milho
Embora a alergia ao milho não seja tão comum, ela pode ser perigosa, pois o milho é um alérgeno que, muitas vezes, está presente em uma variedade de alimentos processados que contêm xarope de milho, amido de milho ou óleo de milho.
Os sintomas de quem é alérgico a milho podem incluir náusea, vômito, diarreia, inchaço e dificuldade para respirar.
4. Alergia à carne vermelha
Essa alergia é causada pela mordida do carrapato-estrela, que transmite uma substância chamada alfa-gal, presente em produtos de origem animal, como carne de vaca, porco e cordeiro.
Algumas pessoas podem ter uma reação alérgica à carne vermelha devido à presença da proteína alfa-gal. Os sintomas da alergia incluem diarreia, urticária, inchaço e cólicas abdominais .
5. Alergia ao chocolate
O chocolate contém várias proteínas que podem desencadear uma resposta alérgica, como a teobromina, a feniletilamina e a caseína. Os sintomas podem variar de leve a grave e incluem urticária, coceira, inchaço, náusea e vômito.
6. Alergia a frutas secas
Embora as alergias a frutas secas, como passas, tâmaras e figos, sejam raras, podem ser graves. As frutas secas contêm sulfitos, um conservante comum que podem gerar reação alérgica.
Os sintomas incluem coceira, inchaço, vermelhidão, dificuldade para respirar. Em casos graves, observa-se situações de choque anafilático.
7. Alergia a cebola
Embora menos comuns, algumas pessoas podem ter alergia ao legume, o que pode tornar difícil encontrar alimentos sem esse ingrediente.
Os sintomas da intolerância à cebola crua incluem desconfortos digestivos, como mal-estar estomacal, azia e gases. Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas apenas pelo contato com o legume.
É importante lembrar que cada pessoa pode ter uma reação alérgica diferente e que algumas alergias alimentares podem ser graves e até mesmo fatais, portanto, é importante buscar ajuda médica se houver suspeita de alergia alimentar.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp