Agronegócio
Você precisa ter em casa! Cultive gengibre e aproveite suas utilidades!
De fácil propagação, o gengibre pode ser cultivado em vasos de forma simples. E seus benefícios são inúmeros. Confira!
O gengibre é uma erva tropical picante com diversas utilidades, que pode ser utilizado para adicionar sabor inconfundível a pratos, doces e salgados, além de servir como ingrediente no preparo de sucos, balas, licores, chás, xaropes e mais.
Mais que isso, ele é um alimento poderoso, que contém propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Em vista de suas muitas utilidades e de sua comprovada capacidade de auxiliar o organismo contra doenças, é ideal ter a planta em casa, orgânica e fresquinha, não é mesmo?
O legal é que o cultivo do gengibre pode se dar de forma simples e sua propagação, em geral, é fácil e rápida. Se interessou, então acompanhe nossas principais dicas para plantio do gengibre em vasos.
Clima, vaso e substrato
A primavera é a estação ideal para começar a plantar e o recomendável é que o clima seja quente, já que a planta não se desenvolve bem em locais com temperaturas muito baixas.
Compre um pedaço de gengibre no mercado ou feira do tamanho do seu polegar. Procure raízes firmes e de cor clara com pequenos botões protuberantes nas pontas. Se você encontrar um gengibre orgânico é melhor, pois a variedade que possui produtos químicos pode ter dificuldade de germinar.
Feito isso, separe um vaso grande e com boa profundidade, que apresente orifícios de drenagem no fundo. Preencha o recipiente até pouco mais da metade com substrato rico em matéria orgânica, fértil e bem drenado.
Prepare a raiz
Mergulhe seu gengibre em uma tigela de água morna durante algumas horas. Em seguida, plante a raiz na posição horizontal, coloque uma camada de terra por cima e regue levemente. Você deve ver brotos emergindo da raiz em duas ou três semanas.
Coloque seu vaso em um local que receba o sol da manhã. À tarde, deixe-o na sombra. Nos primeiros dias após o plantio é necessário regar seu gengibre diariamente, para manter a terra levemente úmida, mas não a ponto de ficar encharcada.
Depois que a muda estiver firme, vá diminuindo as regas gradativamente. Fertilize o gengibre a cada seis a oito semanas, dando preferência para os adubos orgânicos.
A colheita pode ser feita quando as folhas começarem a amarelar, o que geralmente acontece em cerca de oito a dez meses. Vale a pena investir no cultivo!

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas23 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia20 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto