Conecte-se conosco

Saúde

Descarga e tampa aberta: O perigo oculto que você precisa saber!

Um estudo recente explicou cientificamente porque a tampa do vaso sanitário deve permanecer fechada quase sempre; confira!

Publicado

em

Caso você tenha o hábito de usar a descarga do vaso sanitário com a tampa levantada, é melhor você acostumar a fechá-la. Inclusive, a recomendação não é mantê-la para baixo só durante a descarga, mas praticamente o tempo todo, abrindo somente quando for utilizar a privada.

Não só isso, mas cientistas da Universidade do Colorado Boulder, nos Estados Unidos, recomendam que a porta do banheiro também deve ficar fechada na maior parte das casa, já que assim é possível evitar que os vírus e bactérias do banheiro se espalhem pelos cômodos do seu lar.

A pesquisa foi publicada na revista Scientific Reports, onde diz que a prática de manter a tampa da privada fechada é imprescindível para que os vírus e bactérias nocivos à saúde, que estão presentes no banheiro, se proliferem.

Para realizar o estudo, os microbiologistas utilizaram de lasers verdes brilhantes, iluminando o ambiente para que fosse possível acompanhar como esses organismos se espalham pelo ambiente.

O impressionante é que as luzes captaram uma nuvem de partículas mais de 1,5 metro acima do assento do vaso, depois que a descarga foi acionada.

Consequências de dar descarga com a tampa do vaso aberta

Como mencionado, existem vírus e bactérias que são nocivos à saúde no vaso sanitário, sendo que a principal é a Escherichia coli, encontrada na flora intestinal, mas quando está em desequilíbrio pode causar infecções urinárias, vômitos, diarreias e até mesmo doenças, como síndrome hemolítico-urêmica.

Assim, ao dar descarga com a tampa aberta, essas bactérias podem se fixar em sua pele. Uma vez na pele, é possível que a pessoa passe a mão no local, sem saber, e a coloque na boca ou coce os olhos, o que pode causar uma contaminação.

Então, existem algumas recomendações para evitar essa contaminação. Elas são as que seguem:

  • Principalmente, fechar a tampa da privada na hora de dar descarga (e mantê-la fechada sempre que não estiver em uso, se possível);
  • Fechar a porta do banheiro para que os vírus e bactérias não se espalhem pela casa;
  • Higienizar o banheiro frequentemente, utilizando água sanitária, principalmente no vaso sanitário;
  • Manter a escova dentro do armário ou com capa protetora.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS