Conecte-se conosco

Agronegócio

Violeta: Desvendando os surpreendentes benefícios desta flor à sua saúde!

Você sabia que as violetas são flores comestíveis e possuem até mesmo propriedades medicinais? Conheça os principais benefícios dessa planta.

Publicado

em

Além de serem lindas flores para se ter em casa e alegrar o ambiente, as violetas possuem propriedades medicinais que fazem bem à saúde e podem até ser ingeridas em receitas gastronômicas. Com tantos benefícios que essa planta possui, fica difícil não querer ter um vaso com várias delas em casa.

Vale lembrar que a maioria das violetas são comestíveis, a não ser as amarelas e as violetas africanas. Em receitas culinárias, é muito comum ver as de cor azul, roxa ou púrpura, que possuem um sabor adocicado e o aroma agradável.

Violetas como flores comestíveis

Não é tão comum ver suas folhas e flores em receitas, no entanto, podem ir em saladas, molhos, sanduíches, cristalizadas, salteadas ou cozidas a vapor. Também são uma ótima opção para decorar o sorvete, tortas, doces variados, geleias e até mesmo panquecas.

No entanto, também é uma boa ideia usar a violeta até mesmo em drinks refrescantes. No Brasil, ela é considerada um vegetal PANC, que significa Planta Alimentícia Não Convencional.

Violetas para uso medicinal

As violetas podem ser utilizadas em remédios fitoterápicos, preparações de chás, xarope, compressa, pomada e também óleo. São muitas as opções para se obter o melhor resultado. Abaixo, conheça algumas propriedades medicinais da violeta.

  • Relaxante;
  • Refrescante;
  • Laxante;
  • Diurético;
  • Antirreumática;
  • Antitumoral;
  • Vulnerária;
  • Linfagoga;
  • Anti-inflamatória;
  • Demulcente.

Ela é uma planta considerada segura para crianças, idosos e pessoas que fazem uso de algum medicamento específico. São ricas em vitaminas A e C e rutina. Responsável por possuir ação antioxidante, anti-inflamatória e afinar o sangue.

Precauções

Mesmo com todos os pontos positivos acima para fazer uso desta planta, também são necessários alguns cuidados. Pessoas com deficiência hereditária rara de G6PD devem evitar o uso.

Antes de ingerir qualquer um dos medicamentos à base de violeta, consulte um médico especializado para diagnosticar o seu caso em específico. Cuide de sua saúde!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS