Conecte-se conosco

Saúde

Alerta crucial: Os perigos surpreendentes de misturar álcool e antibióticos

Pode ser que você saiba que não se deve misturar bebidas alcoólicas e antibióticos, mas confira aqui o que dizem os especialistas.

Publicado

em

Provavelmente todo adulto já teve que passar por algum período tomando antibióticos, quando ouviu a seguinte recomendação do médico: “não pode beber”. Um dos principais motivos alegados é de que a bebida alcoólica diminui ou até mesmo corta o efeito do medicamento, mas será que é verdade?

Para melhor compreender o assunto, o portal norte-americano Huffpost foi atrás de informações com vários médicos e especialistas, chegando à conclusão de que nem todos os antibióticos irão causar problemas quando misturados com álcool.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), inclusive, “é improvável que beber álcool com moderação cause problemas se estiver tomando os antibióticos mais comuns”. As palavras-chave aqui são moderação e antibióticos mais comuns, de modo que isso não se aplica a todos os remédios.

Por exemplo, a tinidazol, que trata infecções e auxilia na eliminação de determinada bactéria do intestino, a recomendação é de não ingerir álcool por até 72 horas após o fim do tratamento com a medicação.

Já o metronidazol, semelhante ao anterior, que trata infecções dentais, vaginais, úlceras e afins, também não deve ser combinado com álcool em hipótese alguma, sendo indicado não ingerir álcool por 48 horas depois de terminado o tratamento.

Além desses, não é recomendado misturar bebida alcoólica com antibióticos como o linezolida, feito para o tratamento de infecções de pele e pneumonia. Bem como a doxiciclina e álcool não podem ser combinados de maneira alguma.

Conforme informa o NHS, a mistura pode trazer algumas consequências, não necessariamente em relação à eficácia do medicamento, mas no corpo de quem fez a combinação, como enjoos, tonturas, náuseas, dores no estômago, dores de cabeça, batimentos cardíacos acelerados ou irregulares e outros efeitos mais.

Então, a recomendação é, sempre que seu médico passar um tratamento, seja com antibióticos ou outros tipos de remédio, pergunte se é permitido o consumo de álcool enquanto estiver tomando os medicamentos.

Se não for, paciência, sua saúde deve vir em primeiro lugar, e haverá muitos drinks e coquetéis para serem degustados pela frente, após o tratamento, sempre com moderação.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS