Conecte-se conosco

Curiosidades

Vencendo o medo da panela de pressão: Dicas infalíveis para prevenir explosões!

A panela de pressão coloca medo em muitos cozinheiros, principalmente iniciantes; saiba como utilizar o equipamento da maneira adequada.

Publicado

em

panela de pressão

Não é incomum ouvir relatos de panelas de pressão explodindo do nada. Seja em redes sociais, uma roda de amigos ou em uma história de família. Esse papo assusta muitos cozinheiros, principalmente aqueles que estão iniciando na arte da culinária.

Saiba que sim, é possível que a panela de pressão exploda, causando muita sujeira, destruição, podendo ferir gravemente as pessoas e, até mesmo, matar. Então, é preciso conhecer a maneira ideal de utilizar o equipamento sem correr riscos.

Isso porque a panela de pressão é aliada dos cozinheiros, principalmente os que não têm muito tempo disponível, já que ela acelera o cozimento dos mais variados tipos de alimentos, em virtude de sua alta pressão interna, podendo atingir temperaturas 20% mais quentes que panelas normais.

Como evitar que a panela de pressão exploda

A primeira e mais importante das dicas é conferir a procedência da panela de pressão, ou seja, se ela possui o selo de verificação de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o conhecidíssimo Inmetro.

Assim, se a panela possuir o selo, quer dizer que ela passou por todos os testes de qualidade e segurança do Instituto, sendo considerada segura. Para conferir, o selo vem normalmente colado no próprio item, mas se não constar, é possível fazer uma busca no site do Inmetro.

Outra dica é usar a menor boca do seu fogão para a panela de pressão, já que assim o fogo atinge apenas o centro da panela, de modo que o calor mais direcionado diminui o risco de acidentes.

É preciso também se atentar ao limite de volume, que normalmente se encontram na parte de dentro da panela, como uma marca de letras e números. Se sua panela não tiver esse indicador, a regra é não colocar ingredientes que ultrapassem a altura do cabo.

Uma prática muito comum, mas não recomendada de modo algum, é a de retirar a pressão debaixo da água. Isso não deve ser feito jamais! A maneira correta de tirar a pressão é desligar o fogo e aguardar até que ela esvazie naturalmente.

Caso tenha muita pressa, é possível levantar a válvula principal da panela utilizando uma colher de pau, mas se atente ao vapor quente, já que ele pode te queimar.

O choque térmico é reconhecidamente o motivo principal pelo qual as panelas de pressão explodem e causam acidentes, então, não o faça.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS