Agronegócio
Pupunha: O exótico tesouro da Amazônia e seus surpreendentes benefícios!
O fruto, típico na região Norte do país, é rico em nutrientes e ajuda na prevenção de doenças degenerativas e outras.
Você já ouviu falar da pupunha? Essa espécie é uma palmeira nativa da região amazônica, com potencial de altura superior a 20 metros. É do seu caule que se extrai o popular palmito pupunha, amplamente consumido em todo o país.
O fruto da espécie, também conhecido como pupunha, é rico em nutrientes, porém pouco difundido fora da região norte do Brasil. O seu tamanho varia de dois a cinco centímetros, e pode ser encontrado nas cores amarela, laranja ou vermelha.
A polpa do fruto apresenta uma gama de tonalidades, desde amarelo claro até laranja escuro. Cada cacho pode conter de 50 a 100 frutos, pesando em média 3 quilos. Além disso, a pupunha é uma excelente fonte de fibras, proteínas, vitaminas A e C, além de minerais como cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco.
Pensando nisso, hoje vamos apresentar os principais benefícios do consumo da pupunha para a saúde e como consumi-la da maneira correta. Confira!
Benefícios
Fortalece o sistema imunológico
O fortalecimento do sistema imunológico é promovido pelas vitaminas e minerais presentes na pupunha, os quais reforçam a imunidade do organismo.
Previne doenças degenerativas
Devido à sua alta concentração de carotenoides, substâncias ricas em antioxidantes, a pupunha contribui para a prevenção de doenças degenerativas.
Essencial para a saúde dos olhos
A pupunha é uma fonte rica em vitamina A, essencial para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a catarata.
Fonte de energia
A pupunha é uma fonte de energia devido à sua riqueza em carboidratos, que são essenciais para o corpo.
Ajuda na perda de peso
A presença de fibras alimentares na pupunha ajuda na perda de peso, promovendo a sensação de saciedade e auxiliando no funcionamento do intestino.
Auxilia na prevenção do câncer
A ingestão de pupunha pode auxiliar na prevenção do câncer, já que o fruto possui antioxidantes que interrompem as atividades dos radicais livres.
Ideal para a saúde cardíaca
As fibras da pupunha auxiliam na absorção do excesso de colesterol do organismo, o qual é prejudicial ao bom funcionamento do coração, protegendo assim a saúde cardíaca.
Como consumir
Embora muitos pensem que é possível consumir o fruto da pupunha cru em sua forma natural por se tratar de uma fruta, essa afirmação não é verdadeira. Isso se deve à presença de cristais de oxalato de cálcio (ácido oxálico) no fruto, que pode provocar uma sensação desagradável ao paladar e interferir na digestão, especialmente em crianças.
No entanto, existem diversas formas de preparar o fruto da pupunha, sendo o cozimento em água e sal a mais conhecida. A fruta também pode ser transformada em farinha, que serve como base para diversas receitas, como pães, doces, bolos e até mesmo ração animal.
Ademais, o fruto da pupunha é bastante utilizado na produção de geleias, sorvetes, compotas e vinhos.
Agora que você conhece os benefícios da pupunha e como consumi-la da melhor forma, que tal inserir esse fruto na sua alimentação?
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp