Saúde
Fruta ou bebida? Saiba quais são os malefícios do suco de laranja
A laranja é uma fruta muito presente na casa dos brasileiros. Mas será que seu consumo como suco faz bem para a saúde?
O suco de laranja é uma grande referência de suco saudável para a maioria das pessoas. Costuma, inclusive, ser feito para alguém que está resfriado e está sempre presente no cardápio do café da manhã. Mas será que essa famosa bebida faz tão bem quanto você pensa?
A nutricionista Juliana Gimenez explica:
“Se falarmos dos nutrientes que a laranja fornece ao corpo como uma fruta inteira, encontramos muitos, mas se destacam principalmente os carboidratos simples e a vitamina C.”
A laranja é rica em fibras, potássio, folatos e cálcio. Todos esses nutrientes fazem, de fato, bem para a saúde. Sua ingestão ajuda, por exemplo, no aumento da função imunológica. E ainda melhora a digestão, reduz inflamações e evita o estresse oxidativo.
No entanto, o consumo desses nutrientes é efetivo quando a fruta é consumida por inteiro, e não por meio do suco.
Suco de laranja não faz bem para a saúde?
É importante ressaltar que o suco natural de laranja vale por duas ou três frutas inteiras. Sendo assim, há uma maior concentração de açúcares, e eles são levados para o sangue, podendo prejudicar pessoas com diabetes, por exemplo.
A laranja como bebida também possui uma maior quantidade de ácido cítrico, o que aumenta a acidez do estômago e gera mal-estar. Mariana Patrón Farias, nutricionista e diretora da Nutrim, diz o seguinte sobre o consumo da fruta em formato de suco:
“O suco concentra cerca de 10% de açúcares provenientes da fruta, valor semelhante ao de um refrigerante comum, embora de origem diferente e com excesso de aditivos neste último caso.”
Segundo a nutricionista, o mesmo vale para os sucos de outras frutas. Por isso, o que deve mudar é a maneira de consumir esses alimentos.
No entanto, para quem já está acostumado a consumir a bebida diariamente, o ideal é não tomá-la em excesso e substituir o suco pela fruta inteira, principalmente após as refeições. A laranja como bebida não sacia, mas, ao comer a fruta inteira, a pessoa pode se sentir satisfeita.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800