Aquela sensação que nos persegue de que podemos estar sendo rastreados por algum dispositivo ou aplicativo pode não ser, apenas, uma mera sensação, mas uma realidade.
Graças à evolução das ferramentas do WhatsApp, rastrear alguém ou ser rastreado por um dos contatos, desde que ambos estejam conectados à internet, tornou-se algo possível.
Isso, no entanto, não costuma acontecer sem que haja uma contribuição da sua parte, exceto se alguém tenha invadido o seu telefone e enviado a localização em tempo real para algum contato.
Como funciona?
O rastreamento pelo WhatsApp só é possível se alguém compartilhar a própria localização em tempo real com você, ou vice-versa.
A ferramenta do aplicativo permite, por exemplo, a configuração de tempo de monitoramento, podendo ser de 8 horas, 1 hora e 15 minutos.
Dentro do período configurado e, desde que ambos estejam conectados à internet, a pessoa que recebeu a localização poderá acompanhar todo o seu deslocamento ou trajeto percorrido.
A princípio, o recurso surgiu para despreocupar familiares e amigos sobre o retorno de alguém para casa ou uma rota percorrida durante uma viagem.
Na prática, no entanto, as finalidades podem variar, servindo até mesmo para rastrear e monitorar alguém, já que, dependendo do local frequentado, é possível imaginar o que a pessoa estaria fazendo.
Como liberar a função no Android?
- Passo 1: abra a conversa com quem deseja compartilhar seus dados;
- Passo 2: toque no clipe e depois em “Localização”;
- Passo 3: escolha a opção de “localização em tempo real” e pressione “continuar”;
- Passo 4: basta que a outra pessoa toque no quadro do Maps para acompanhar sua localização.
Como ser rastreado pelo WhatsApp no iOS?
- Passo 1: abra a conversa com quem deseja compartilhar seus dados;
- Passo 2: toque no ícone de “+” e depois em “Localização”;
- Passo 3: escolha o tempo pelo qual quer compartilhar e pressione a seta para continuar;
- Passo 4: pronto! O contato já pode acompanhar sua localização em tempo real.