MEI
MEI: Será que Você Tem Direito aos Benefícios do INSS? Saiba Mais!
Uma das dúvidas dos microempreendedores é se eles, assim como os trabalhadores do regime CLT, podem contar com os benefícios do INSS.
Aqueles que trabalham como Microempreendedor Individual (MEI) têm como uma de suas principais dúvidas se eles, assim como aqueles que trabalham no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), têm direito aos benefícios ofertados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Essa dúvida geralmente se fundamenta, pois aqueles que são registrados como MEI precisam, todos os meses, pagar um valor relacionado à contribuição.
Unindo esse fato à vontade dos trabalhadores brasileiros de alcançar o grande sonho de se aposentar, essa dúvida faz muito sentido com a realidade. Então, seriam esses microempreendedores capazes de se aposentar pelo INSS?
Para aqueles que trabalham com a carteira assinada, ou seja, no regime CLT, as contribuições para com o INSS são feitas de forma automática.
Já quando nos referimos aos MEIs, esses também contribuem mensalmente para com o INSS, só que de forma manual, e não descontado em folha, como no caso de outros trabalhadores.
Os microempreendedores fazem a sua contribuição mensalmente, pagando o boleto que é gerado pelo Simples Nacional. Dessa maneira, assim como outros trabalhadores, se estiverem em dia com suas contribuições, os MEIs podem vir a se beneficiar do que é oferecido pelo INSS.
Como o MEI contribui?
Como dito anteriormente, quem trabalha como MEI paga de forma manual, por meio do boleto chamado DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Obrigatoriamente, as contribuições devem ser referentes a 5% do valor de um salário mínimo. Porém, caso o trabalhador queira se aposentar com um salário maior, ele pode vir a contribuir com valores maiores.
O boleto DAS-MEI pode ser acessado por meio do portal ou por meio do aplicativo Total MEI. Contribuindo mensalmente, o MEI pode ter acesso a todos os benefícios ofertados pelo INSS.
Entre esses, Auxílio-Doença, Salário-Maternidade e até mesmo a tão sonhada aposentadoria. Mas, assim como todos os trabalhadores assegurados pelo INSS, esses precisam cumprir para com os requisitos solicitados por cada um dos benefícios.
Em caso de dúvida sobre os benefícios ofertados pelo INSS e como solicitar cada um deles, é possível acessar o portal do INSS (meu.inss.gov.br).

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Bancos13 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Imposto de Renda - IRPF9 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos22 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?