Conecte-se conosco

Agronegócio

Dica top para você: aprenda a fazer substrato para as suas orquídeas

Saiba quais as propriedades de cada produto e quais usar para fazer o substrato ideal para as espécies que você tem em casa. 

Publicado

em

As orquídeas são plantas lindas, apaixonantes e cheias de peculiaridades. Afinal, necessitam de cuidados especiais quando comparadas a outras plantas, a começar pelo substrato. 

Se formos pensar o que é o melhor substrato para orquídeas, podemos considerar que precisam de umidade na medida certa, mas também espaço para arejar e nutrientes para crescer forte e dar belas flores

Diferentemente do que muitos pensam, você não precisa combinar dezenas de materiais para fazer esse substrato ideal. Um alinhamento entre dois ou três tipos de materiais já é suficiente para as orquídeas. Desse modo, nos separamos os principais produtos que podem ser usados para fazer o substrato.

Utilize sua criatividade na hora de fazer a mistura e fique atento a essas dicas.

Fibra de coco

A fibra de coco é muito utilizada como substrato para orquídeas e é uma ótima opção. Não retire, contudo, a fibra do coco que você compra para consumir, já que elas precisam ter passado por processos de dessalinização e esterilização, pois suas fibras salinas podem necrosar as raízes.

Assim, prefira as processadas e comercializados por lojas especializadas. Esse material dura, em média, 2 anos, havendo necessidade de ser trocado depois disso, e você pode utilizar puro ou com outro substrato. 

Musgo

Do mesmo modo que a fibra de coco, o musgo também não deve ser retirado diretamente da natureza. Logo, recomenda-se utilizar somente de empresas que cultivam o musgo. 

Esse material estimula o enraizamento, por esse motivo é muito usado em plantas novas que precisam de cuidados especiais, sendo indicado misturar com outros substratos para equilibrar a umidade evitando o apodrecimento da raiz.

Carvão vegetal

Proveniente da carbonização de madeira, o carvão vegetal é um ótimo substrato para locais úmidos. Por ser aerado, ele facilita a drenagem da rega e recomenda-se a sua utilização juntamente com outro substrato. Outra boa vantagem é que ele é um bactericida natural e repelente de pragas como lesma.

Dura cerca de 2 anos e precisa ser lavado uma vez por mês.

Casca de pinus

Um dos mais usados no cultivo de orquídeas, é a casca de pinus. Ela ajuda a manter umidade e adubação por um tempo. Antes de utilizar o produto, é preciso deixar de molho em água sanitária para matar fungos e bactérias. Depois, lavar bem. 

Cascas de árvores

Pode ser utilizado dentro de cachepôs ou vasos de barro, sendo necessário fazer uma limpeza nas cascas antes de utilizar. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS