Economia
Prepare-se: Indícios de alta nos preços dos remédios no País!
Com a chegada do aumento dos preços de remédios, é sempre bom conferir umas dicas para economizar o máximo possível!
É esperado que com a chegada do próximo mês, abril, venha um aumento dos preços do setor farmacêutico, mais especificamente nos remédios. Conforme a expectativa, os medicamentos podem passar por uma majoração de até 5% em seus preços atuais.
Isso porque esse é o máximo de reajuste permitido atualmente pelo governo, sendo que ele pode ser repassado pelas farmácias de uma vez só, bem como podem optar por fazer leves aumentos até atingir o teto estabelecido.
Conforme a indústria farmacêutica, o cálculo do reajuste desde o último ano foi bastante afetado pela inflação do período, que foi de 5,6%.
Além disso, conforme os dados informados pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, o preço dos medicamentos subiu 76,79% no Brasil, em 10 anos, enquanto a inflação acumulada no mesmo período foi de 90,24%.
Assim, as farmácias ao redor de todo o Brasil já estão se preparando para fortalecer os estoques e atrair os clientes, antes que os preços subam, oferecendo melhores condições de pagamento, conforme Renane Bernardes, coordenadora farmacêutica, disse ao G1:
“A gente já se prepara com a demanda dessa população que vai vir buscar esses medicamentos com preço antigo, né, antes da alta desses medicamentos. Então a gente programa a parte de estoque, a gente também faz toda a parte de parcelamento, a gente aumenta o parcelamento para a população”.
Como economizar com medicamentos?
Assim, com o provável aumento nos preços de remédios, é sempre bom estar preparado e conhecer algumas dicas de como economizar um pouco na hora de ir à farmácia. Confira algumas dicas abaixo:
Retire medicamentos gratuitamente no SUS
Medicamentos para diversas doenças são distribuídos pelo Ministério da Saúde às unidades básicas de saúde, onde é possível retirá-los totalmente de graça. Para isso, só é preciso levar a receita do medicamento, que não precisa ser de médico do SUS, bem como sua identidade.
Além disso, no caso de remédios específicos para doenças crônicas e raras, é possível se inscrever no Programa de Medicamentos Excepcionais e recebê-los também de maneira gratuita.
Opte pelos genéricos
Quando seu médico prescrever algum medicamento, peça para ele fazê-lo pelo nome do princípio ativo, não pelo nome comercial. Assim, é possível escolher o genérico, que sempre vai ser mais barato.
Outra dica é comparar os valores do mesmo genérico feitos por laboratórios distintos, já que o preço pode variar ainda mais.
Faça a comparação de preços
Algumas redes cobrem os preços da concorrência, então, é sempre bom ir em mais de uma farmácia e de diferentes franquias, já que assim é possível economizar um pouco.
Além disso, quando encontrar o seu estabelecimento preferido, é recomendado fazer o cadastro de fidelidade, que também costuma oferecer descontos.
Se inscreva na farmácia popular
Caso você tenha asma, diabete ou hipertensão, é possível conseguir os medicamentos de graça pela Farmácia Popular, destinada a todos os brasileiros. Não só isso, mas o programa também oferece descontos de até 90% em outros medicamentos.
Para isso, basta ir até uma farmácia credenciada, apresentar a receita, que também não precisa ser de um médico do SUS, e sua identidade.

-
Tecnologia13 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia10 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo22 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?