Tecnologia
Cuidado! Golpe no WhatsApp: Bloqueie Contatos Suspeitos Já!
Atenção ao golpe que pode te pegar pelo tão usado WhatsApp. Em caso de mensagens suspeitas, o melhor é bloquear o contato.
A cada dia, os golpistas inovam, e os cidadãos têm que se atentar a novas modalidades e estratégias de fraudes e crimes. Com esse novo golpe, a coisa não é diferente.
Os criminosos chegam às vítimas por meio do mensageiro, WhatsApp, utilizado diariamente, seja para uso pessoal ou profissional.
O WhatsApp é o ambiente perfeito para esses criminosos atuarem, pois é extremamente popular no Brasil e são raros aqueles que não utilizam o aplicativo.
Dessa forma, eles se utilizam da inocência e da falta de conhecimento das vítimas para cometerem os crimes. Esse, em questão, utiliza um malware para ação dentro do aplicativo, já tendo sido encontrado também em outro aplicativo de mensagens, o Telegram.
A melhor maneira de não cair em golpes é conhecendo-os. Então, vamos te contar tudo sobre esse crime que vem atingindo os brasileiros pelo aplicativo de mensagens.
Empresas de segurança revelam que a intenção inicial desse golpe era o roubo de criptomoedas, no entanto, o malware é utilizado também para dar acesso a senhas e informações pessoais dos usuários aos bandidos.
Esse poderoso vírus é capaz de registrar tudo o que está na área de transferência do smartphone enquanto esse estiver ativo. Ou seja, os golpistas têm acesso a tudo o que a vítima “copia e cola”, como, por exemplo, senhas e informações de cunho pessoal.
Um malware precisa ser instalado no seu dispositivo para que ele seja vítima do golpe, no entanto, ninguém faz o download de um vírus de propósito, certo? Então, como eles chegam aos celulares? Simples: por meio de um aplicativo falso do WhatsApp.
Esse aplicativo falso pode ser instalado nos celulares através de plataformas não oficiais, dessa maneira, ele não se encontra no Play Store ou Apple Play. Por isso, quem tem o hábito de baixar aplicativos por meio de sites não oficiais deve se preocupar.
Para se proteger desse golpe e, consequentemente, do vírus, uma das principais dicas é sempre instalar aplicativos por meio de plataformas oficiais.
Outra dica fundamental é não clicar em links desconhecidos, sejam esses enviados por números desconhecidos ou até mesmo por seus contatos. Diversas correntes de vírus podem ser compartilhadas pelo WhatsApp sem o conhecimento, então, tome cuidado.
-
Agronegócio20 horas atrás
Pouco conhecida no Brasil, banana azul conquista paladares pelo mundo
-
Cotidiano24 horas atrás
Adeus, teto de vidro! Pedreiro ensina técnica simples para acabar com infiltração no telhado
-
Empresas2 dias atrás
5 maiores empresas brasileiras – saiba qual lidera com sobra
-
Finanças2 dias atrás
Se não há herdeiros, o que acontece com a herança?
-
Economia7 horas atrás
Inflação: Mercado financeiro eleva previsão de 4,63% para 4,71%
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT está prestes a ganhar função que mudar para sempre o uso da IA
-
Empresas22 horas atrás
Nubank estuda transferir sua sede legal para o Reino Unido
-
Automobilística2 dias atrás
Vale a pena ter um Tesla na garagem? Veja custos e alternativas