Automobilística
Pegue a Estrada: Regras Atualizadas para CNH em 2023!
Confira o que a lei diz ser necessário para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação em 2023; o procedimento é bastante burocrático.
No mês de abril de 2021, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por algumas mudanças, derivadas da promulgação da lei 14.071/2021. Desse modo, o trânsito nacional passou por alterações em seu regramento, principalmente no tocante à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A CNH é documento obrigatório para a condução de veículos de maneira legal no Brasil, sendo que com a alteração de alguns aspectos do CTB, sua emissão e renovação também se tornaram um pouco diferentes, de modo que assim estão até o atual ano de 2023.
De início, pode até parecer que não houve mudanças, já que os procedimentos burocráticos ainda são os mesmos: exame médico, psicotécnico, frequência em aulas práticas e teóricas, realização de provas e afins, tudo como era antes.
Mas é importante se atentar aos requisitos individuais de cada categoria, além dos critérios gerais, que serão explicados com maiores detalhes logo abaixo.
O que é preciso para poder dirigir no Brasil
Em aspecto geral, para emitir a primeira habilitação as regras continuam iguais. Assim, é preciso preencher os mesmos requisitos de antes, que são os que seguem:
- Ser maior de 18 anos;
- Saber ler e escrever;
- Possuir um documento de identidade;
- Estar com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ativo com a Receita Federal.
Preenchidas as condições, é preciso abrir o processo de formação de condutor, através de um Centro de Formação de Condutores (CFC) na região em que a pessoa mora, bem como por meio do Departamento de Trânsito (DETRAN) local, que pode direcionar o cidadão a uma autoescola.
Todo o processo para tirar a carteira de motorista leva aproximadamente 12 meses, conforme a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O procedimento todo leva seis etapas, que são as que seguem:
- Inscrição;
- Exames médicos e psicológicos;
- Curso teórico;
- Prova de legislação;
- Curso prático;
- Exame de direção.
Carga horária
Em relação à carga horária do curso teórico, são 45 no total, divididas entre as disciplinas que seguem abaixo:
- Legislação de trânsito: 18 horas;
- Direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas: 16 horas;
- Noções de primeiros socorros: 4 horas;
- Noções de proteção e respeito ao meio ambiente de convívio social no trânsito: 4 horas;
- Noções sobre o funcionamento do veículo de duas ou mais rodas: 3 horas.
Já para o curso prático, são exigidas 20 horas no mínimo para cada categoria pretendida, com a duração de 50 minutos por cada aula. Se for necessário mais aulas, o candidato deverá contratar a quantia extra em separado, realizando o pagamento em avulso.
Custo
O processo pode ser bastante oneroso, sendo que na região de São Paulo a média é de R$ 2.240, utilizando como base os custos tabelados do Detran para os exames, 20 aulas práticas obrigatórias e a carga horária total, também obrigatória, da formação teórica.
Mas esse valor varia a depender do estado e da autoescola consultada; por isso, é recomendado conferir mais de uma opção na hora de tirar a CNH.
Além disso, alguns estados permitem que as pessoas tirem o documento de maneira totalmente gratuita, conforme explicamos nesta matéria.

-
Finanças2 dias atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Bancos14 horas atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Mundo1 dia atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo23 horas atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Bancos1 dia atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Finanças2 dias atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Bancos2 dias atrás
Agora dá para dividir o pagamento de boletos se você é cliente de Nubank
-
Moedas2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos com data marcada pode valer até R$ 400