Mercado de Trabalho
Dez opções para quem deseja trabalhar com inteligência artificial e chatbot!
Saiba como se preparar para o mercado tecnológico, conhecendo as melhores profissões na área de chatbots e IA
O mercado de trabalho para profissionais que desejem trabalhar com inteligência artificial (IA) e chatbots está mais aquecido do que nunca, com o sucesso e a popularidade do ChatGPT, da OpenAI.
Desse modo, para quem quer adentrar o setor tecnológico, a melhor ideia é já ir aprimorando as habilidades na área. Ao que tudo indica, o cenário será bastante competitivo.
É importante conhecer quais serão as profissões do futuro para o setor, bem como os conhecimentos necessários para atuar nelas. Assim, você já pode se colocar um passo à frente da concorrência. Abaixo, confira as dez profissões em alta para trabalhar com IA.
As profissões listadas a seguir foram avaliadas e sugeridas por uma inteligência artificial, o próprio ChatGPT, que funciona no modelo Chatbot. Ou seja, é um robô conversacional, que entende e responde as perguntas feitas pelos usuários.
Desenvolvedor de Chatbot
O profissional é responsável pela criação, projeto e implementação de chatbots para os mais diversos fins. Ele pode atuar na criação de algoritmos de IA, integração dos serviços e testes para garantir a funcionalidade do serviço.
As habilidades da área são: conhecimento em linguagens de programação, experiência em desenvolvimento de software e capacidade de entender as necessidades do usuário.
Gerente de Chatbot
As responsabilidades se relacionam ao monitoramento da conversação entre o robô e o usuário, por meio da coleta, análise e melhoria dos dados. O objetivo é fornecer a melhor experiência possível a quem usa o serviço tecnológico.
As habilidades da área são: conhecimento técnico em IA, machine learning e processamento de linguagem.
Analista de Chatbot
O profissional da área é responsável por configurar e aprimorar os sistemas de chatbot, melhorando a experiência do usuário. Além disso, também fica encarregado de analisar os dados gerados pelo robô e verificar oportunidades de melhoria.
As habilidades da área são: conhecimento técnico no setor de desenvolvimento e programação de robôs de conversação.
Técnico de Chatbot
O técnico é responsável pelos ajustes dos programas de conversação, desenvolvendo o diálogo do robô e programando suas respostas.
As habilidades da área são: conhecimento de programação e das tecnologias utilizadas nos robôs conversacionais.
Designer de experiência do usuário (UX Designer)
O profissional da área desenvolve soluções que aprimoram a experiência dos usuários. A ideia é ajudar os clientes a encontrarem a informação buscada de maneira simples e objetiva, por meio de recursos visuais, fluxos de conversa claros e navegação intuitiva.
As habilidades da área são: conhecimento em design thinking e análise de dados.
Especialista em inteligência artificial (IA)
Sua atuação de dedica ao desenvolvimento de soluções que melhorem a capacidade de aprender e raciocinar da máquina. O especialista cria, treina e testa sistemas de IA para solucionar problemas complexos, além de assumir outras funções.
As habilidades da área são: conhecimento avançado em linguagem de programação, estatística, matemática e estrutura de dados.
Engenheiro de dados para Chatbot
É responsável pela manutenção e construção de algoritmos e bases de dados que permitem ao robô respostas mais adequadas. Além disso, cria modelos de aprendizado de máquina para melhorar o comportamento do chatbot, aprimorando a experiência do usuário.
As habilidades da área são: conhecimentos em modelagem de dados e experiência em linguagens de programação.
Consultor de Chatbot
O profissional auxilia os clientes no desenvolvimento, implementação e gerenciamento dos bots inteligentes para solucionar problemas e desenvolver processos eficazes específicos.
As habilidades da área são: conhecimento das tecnologias e ferramentas necessárias para a construção e manutenção dos chatbots.
Pesquisador de Chatbot
É o responsável pelo desenvolvimento e melhoria dos bots que já existem. Para isso, ele pode fazer coleta de dados, criar estratégias, e desenvolver estudo das melhores práticas utilizadas no setor.
As habilidades da área são: conhecimento técnico em machine learning, inteligência artificial e linguagem computacional.
Desenvolvedor de modelos de aprendizado de máquina para Chatbot
O profissional atua na criação de algoritmos que alimentem os chatbots. A ideia é fazer com que eles reconheçam e entendam o contexto do diálogo por parte dos usuários. O desenvolver também é responsável por programar o robôs, ajustando suas respostas.
As habilidades da área são: conhecimento em programação e experiência sólida em Python ou R.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS