Conecte-se conosco

Mundo

Insólitos! Norte-americanos creem em mitos que desafiam ciência

Estudos recentes assustam ao comprovar que norte-americanos acreditam em crenças sobre pé grande, reptilianos e outros, negando totalmente a ciência.

Publicado

em

Embora os Estados Unidos sejam conhecidos como “a terra da liberdade”, existem curiosas e excêntricas crenças mantidas pelo povo norte-americano há décadas que questionam a ciência. De fato, a partir de uma compilação de diversas pesquisas, foi possível encontrar casos surreais de coisas nas quais eles acreditam.

Desde a existência do Pé Grande até a convicção de que o homem nunca realmente pisou na Lua, há um considerável número de norte-americanos que abraçam mitos bizarros.

Além disso, como revelam os pesquisadores envolvidos, algumas dessas crenças usam fatos reais, mas os distorcem para justificá-las.

Lista de crenças em que os norte-americanos acreditam

Confira agora 5 dessas histórias que não dá pra acreditar, mas eles acreditam.

1. O achocolatado é extraído de vacas marrons

Ramadan e comércio exterior: Empresa brasileira se adequa ao islã para exportar

Fonte: ShutterStock

Um estudo divulgado em 2017 pelo Innovation Center of US Dairy revelou um dado surpreendente que acabou se tornando viral: cerca de 7% dos norte-americanos acreditam que o leite achocolatado é produzido por vacas marrons.

Em termos numéricos, isso equivale a cerca de 16 milhões de pessoas, o dobro da população da cidade de Nova York, a maior do país.

O fato de ter se tornado um meme levantou um alerta sobre o nível de conhecimento da sociedade norte-americana no que se refere aos conceitos básicos da agricultura, sendo que cerca de 20% dos entrevistados demonstraram desconhecimento sobre o assunto.

2. Os governantes dos EUA são pessoas-lagarto (reptilianos)

Fonte: ShutterStock

Embora seja um tema sério, é importante mencionar que existem norte-americanos que acreditam em uma teoria um tanto quanto inusitada: a de que um povo híbrido entre humanos e lagartos governa secretamente os Estados Unidos.

Estudos realizados indicam que cerca de 4% dos cidadãos acreditam nesta teoria, o que equivale a cerca de 12 milhões de pessoas.

Segundo a crença, os reptilianos teriam chegado há milhares de anos e, de forma sorrateira, se infiltrado na sociedade com o objetivo de assumir o controle do país. Na estimativa do mito, os homens-lagarto seriam mais numerosos do que muitas religiões oficiais, como os judeus e mórmons.

3. O vencedor do Super Bowl é definido por Deus

Fonte: ShutterStock

A relação entre as pessoas e a fé em todo o mundo é amplamente conhecida, e muitos atletas de futebol celebram seus gols com gestos religiosos. No entanto, nos Estados Unidos, o caso é ainda mais extremo.

Antes da grande final do futebol americano, uma pesquisa realizada com espectadores revelou que uma porcentagem significativa de norte-americanos acredita que Deus determina quem será o vencedor do jogo – para ser preciso, 19% dos entrevistados.

Este número é alarmante e é acompanhado por outros 25% que acreditam que a derrota de seu time é causada por uma maldição, e mais 26% que oram pedindo a bênção divina. Assustador!

4. HTML dos sites é o nome de uma DST

Fonte: Shutterstock

Os índices de desinformação são alarmantes, como apontado por uma pesquisa que revelou que 11% dos norte-americanos adultos acreditam que HTML é uma infecção sexualmente transmissível.

A pesquisa foi conduzida com indivíduos pouco familiarizados com tecnologia e mostrou que outras crenças absurdas também são comuns, como a ideia de que o Blu-Ray é uma criatura marinha (18%).

Além de que o USB é a sigla de um país na Europa Oriental (12%). O mais chocante são alguns norte-americanos que acham que MP3 é o nome de um robô dos filmes Star Wars.

5. Aquecimento global existe, porém não afeta diretamente as pessoas

Fonte: Shutterstock

Uma pesquisa recente revelou que, embora o negacionismo climático ainda seja uma triste realidade, a maioria dos norte-americanos (58%) acredita que o aquecimento global é real e que é causado pela atividade humana.

No entanto, o dado alarmante que surgiu do mesmo estudo é que 40% dos entrevistados acreditam que o aquecimento global não os afetará pessoalmente, mesmo que possa prejudicar a humanidade como um todo.

É como se eles acreditassem que, em um acidente de avião, seu assento permaneceria intacto e eles sobreviveriam à explosão. Esse perigo é refletido na percepção local em relação às medidas de mitigação do aquecimento global tomadas pelo governo, como a redução do uso de combustíveis fósseis.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS