Tecnologia
Tech Nostalgia: 5 Relíquias do Passado que Ainda Funcionam!
As tecnologias avançaram e o mundo inovou, mas o disquete ainda pode ser muito útil. A verdade é que tecnologias antigas têm sim muitas utilidades.
O “boom” tecnológico dos últimos 20 anos chegou para revolucionar de forma rápida o mundo inteiro. Hoje, pessoas trabalham diretamente para a internet, os celulares viraram um método de trabalho e não conseguimos viver longe dessa realidade. Os smartphones e notebooks são capazes de fazer qualquer ambiente virar um escritório.
As tecnologias são uma extensão da nossa rotina, e não há como fugir dessa realidade. Esse avanço também sofreu forte influência durante a pandemia, quando o mundo inteiro precisou se afastar de suas obrigações presenciais para lidar com o distanciamento social.
Nos últimos anos, os trabalhos em regime home office, por exemplo, apresentaram uma crescente como nunca antes, e ainda que todas essas tecnologias tenham influenciado a nossa rotina, existem arquétipos tecnológicos antigos que ainda são indispensáveis.
Alguns deles, inclusive, aparentam ser mais confiáveis frente às tecnologias atuais. Então, por mais que sejam antigas, ainda podem garantir bons resultados.
Tecnologias antigas que ainda funcionam
1. Fitas magnéticas
O surgimento dos HDs ou dos SSDs não apagaram o brilho das fitas magnéticas. As fitas foram descobertas em 1950, quando engenheiros descobriram que o item poderia armazenar diversos tipos de áudio. Após a descoberta, elas ganharam grande repercussão por conseguir armazenar qualquer informação.
2. Disquetes
O primeiro disquete foi criado pela International Business Machines (IBM), ainda em 1967, com o intuito de baratear um sistema de armazenamento de dados. Em 1990, com grandes avanços registrados, foram mais de 5 bilhões de disquetes vendidos para a fabricação de computadores.
Por incrível que pareça, os mísseis nucleares dos Estados Unidos utilizavam a ferramenta até 2019 e podem ser um dispositivo totalmente confiável nos dias atuais.
3. Internet discada
A internet discada surgiu ao longo dos anos 1990 e perdurou nos anos 2000. Comprometia toda a linha telefônica e o usuário deveria escolher entre acessar a internet ou fazer uma ligação no telefone fixo.
O que muitos não sabem é que existem usuários em determinadas áreas que não possuem sinais de satélite ou que, por questões econômicas que impedem de acessar a internet banda larga, ainda usam a internet discada.
Dados comprovam que 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos ainda estão conectadas a internet por sinal telefônico, a rede discada.
4. Pagers
Os pagers foram lançados em 1950 como um produto grande e pesado, chegando a quase meio quilo. Com o passar do tempo, além do peso mais leve, o produto foi ficando mais em conta e se tornou popular em 1994. Naquele ano, cerca de 61 milhões de pagers foram vendidos no mundo inteiro.
Atualmente, ainda existe 5 milhões de pagers em funcionamento. É um produto mais confiável comparado aos smartphones, e são quase impossíveis de sofrer um ataque hacker.
5. Sondas Voyager
Foram lançadas ao espaço em 1977 para coletar informações sobre o universo e ainda são totalmente úteis, embora tenham surgido outras tecnologias com o passar do tempo.
Os Voyagers I e II têm capacidade para viajar 60 mil km/h e é uma criação humana que foi mais longe da Terra, estando a 23 bilhões de quilômetros de distância. Os computadores utilizados ainda são da década de 1970 e, segundo a Nasa, vão continuar no Sistema Solar até 2025.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp