Conecte-se conosco

Agronegócio

Mais saúde na sua casa: conheça as plantas que eliminam o excesso de umidade

A umidade do ar em excesso pode ser prejudicial à saude. Conheça espécies de plantas que podem ajudar a resolver esse problema.

Publicado

em

Um belo jardim sempre foi sinônimo de uma boa decoração para a maioria das pessoas, afinal, fica elegante e traz mais vida para o ambiente e personalidade. Assim, ter plantas dentro de casa tem se tornado muito comum nos projetos dos decoradores profissionais e amadores.

Na hora de montar o seu jardim em casa, a escolha das plantas pode se basear desde as cores das folhas e flores até no espaço que elas ocuparão, mas saiba que elas também podem oferecer utilidades práticas dentro do ambiente em que estarão inseridas, como, por exemplo, absorver a umidade da casa.

Assim como a baixa umidade, o excesso de umidade também pode ser prejudicial à saúde, provocando dificuldade na respiração e favorecendo o crescimento de mofo, por exemplo.

A samambaia-havaiana, ou samambaia-crespa é uma das plantas que auxiliam no controle da umidade do ambiente, crescendo facilmente em ambiente com umidade elevada, mas também pode ser cultivada em jardins. Precisa de alguns cuidados, como rega constante e boa quantidade de luz indireta, mas proporciona um visual muito bonito.

As suculentas são muito bonitas e de formas e cores variadas, junto aos cactos e xerófitas, estão entre as plantas que mais absorvem a umidade do ar no ambiente em que se encontram, ajudando também a limpar o ar.

Próximas a TVs e computadores ajudam também a neutralizar a poluição elétrica. Em um ambiente eletricamente carregado, neutralizam ondas eletromagnéticas e ajudam a diminuir fadiga e insônia.

Mais uma planta que ajuda a purificar o ar do ambiente em que se encontra é o clorofito.

Precisando de poucos cuidados, já que absorve do ar boa parte da água que necessita, o clorofito tem se tornado uma das plantas mais populares para decoração de interiores. Não precisa de muita luz também. Essa planta consegue eliminar cerca de 96% do monóxido de carbono.

A palmeira-areca assemelha-se a uma palmeira. De porte um pouco maior que as demais da lista, demanda um pouco mais de espaço e iluminação natural para continuar se desenvolvendo.

Por fim, o lírio-da-paz, mesmo com pouca rega, absorve boa parte da umidade que precisa do ar, além de limpar o ar ao redor de poluentes. Precisa de pouca luz solar e por precisar de pouco espaço é ideal para apartamentos. É importante lembrar que não deve ser ingerida por ser tóxica, então cuidado com animais e crianças pequenas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS