Conecte-se conosco

Tecnologia

iPhone 15: Será que a Ausência de Peça Crucial Decepcionará Usuários?

Informações preliminares dão conta de que o novo modelo de smartphone será lançado sem um recurso considerado importante pelos fãs da marca

Publicado

em

O lançamento do iPhone 15 é um dos mais aguardados este ano pelo mercado de tecnologia. Uma possível novidade adicionada ao novo modelo, no entanto, pode não agradar tanto assim os usuários.

O site francês iGeneration divulgou que a Apple pretende vender algumas versões do novo aparelho sem entrada para chip, ou seja, exigirá certa adaptação do público consumidor.

A novidade, a princípio, será aplicada nos Estados Unidos e, futuramente, chegará aos demais países. Ela será uma espécie de complementação a uma medida adotada pela marca no ano passado.

Desde 2022, a Apple começou a substituir chips físicos pelo eSim, um dispositivo virtual fabricado diretamente dentro do hardware. Com ele, deixa de ser necessária a inserção ou remoção de chip para que o telefone funcione.

Única alternativa?

As primeiras informações divulgadas sobre os novos aparelhos dão conta de que o iPhone 15 e 15 Pro sem entrada para chip poderão ser adquiridos em países da Europa também.

Além disso, o site francês adiantou que, depois do lançamento, o eSim será a única alternativa de conexão do dispositivo com a operadora.

Os modelos atuais da marca, iPhone 14 e 14 Pro, foram os primeiros a adotar a entrada sem chip, mas somente nos produtos adquiridos nos EUA.

O eSim

A tecnologia do eSim pode contrariar muitos usuários em razão da falta de flexibilidade ao se trocar de aparelho. No caso de um chip físico, bastaria retirá-lo e colocá-lo no novo telefone.

Apesar disso, os desenvolvedores alegam que o eSim oferece uma série de vantagens, como facilidade para contratar planos de uma operadora local durante viagens internacionais e aumento da segurança.

Aos poucos, o recurso amplia a presença no mercado e conquistado as operadoras de telefonia, ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, as mais populares, como Claro, Vivo e Tim já oferecem o serviço com esse tipo de acesso.

Vale lembrar, no entanto, que a aplicação do eSim será gradual. De toda forma, o futuro dos smartphones da Apple, ao que tudo indica, caminha para esta direção: a dos dispositivos sem chip físico.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS